isadora-rezende

Aberta temporada do doc sobre vida e obra de Oriano de Almeida

Está aberta até 3 de março a nova temporada online do documentário “Quando as nuvens eram nossas – Recortes da vida e obra de Oriano de Almeida”, do cineasta Carito Cavalcanti.

A obra integra as ações desenvolvidas pelo Projeto Isadora Rezende, que promoveu ainda uma etapa de residência artística e o recital “Isadora e Oriano”, realizados no ano de 2019 através de patrocínio da Lei Djalma Maranhão e Cei Romualdo Galvão.

O documentário pode ser visto no canal do YouTube da pianista Isadora Rezende e no neste canal da Praieira Filmes, de Carito Cavalcanti.

O projeto fomentou a preservação da memória do grande pianista Oriano de Almeida, personagem fundamental na história da música instrumental brasileira e do desenvolvimento do pianismo no estado.

O documentário é conduzido pela pianista Isadora Rezende, cuja história se entrelaça com a de Oriano através de suas aulas de piano, sugerindo a delicadeza e a força das relações construídas pela arte, através de gerações.

As histórias da vida do pianista são desveladas pelos afetos e memórias de pessoas que com ele conviveram.

QUANDO AS NUVENS ERAM NOSSAS

“Quando As Nuvens Eram Nossas – Recortes da vida e obra de Oriano de Almeida” é um documentário sobre o pianista Oriano de Almeida, com direção, roteiro e fotografia de Carito Cavalcanti (Praieira Filmes).

O filme é um curta-metragem (23 minutos) que traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”.

O documentário faz um resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo.

Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas.

O filme também faz um paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta Carito Cavalcanti acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira – mãe de Isadora e produtora do “Projeto Isadora Rezende”.

Ficha Técnica do Documentário:

Direção, Roteiro, Fotografia e Som Direto: Carito Cavalcanti

Edição: Carito Cavalcanti e Levi Herrera

Finalização: Levi Herrera

Texto e Narração Final: Isadora Rezende

Mixagem de Áudio: Fernando Suassuna

Imagens de Arquivo: Acervo Oriano de Almeida da EMUFRN, Acervo Pessoal de Cláudio Galvão e Programa Memória Viva da TVU-RN

Elenco: Isadora Rezende, Fernanda Ferreira, Daniel Rezende, Diógenes da Cunha Lima, Marluze Romano, Luiza Maria Dantas, Cláudio Galvão, Danilo Guanais e Guilherme Rodrigues

Produtora do Projeto Isadora Rezende: Fernanda Ferreira

Patrocínio: Prefeitura Natal, Programa Djalma Maranhão e CEI Romualdo Galvão Apoio: Escola de Música da UFRN e UFRN; P&C Natal e Sesc RN.

Esta temporada é realizada a partir da Lei Aldir Blanc, Fundação José Augusto, Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *