Websérie investiga cena musical underground da Filadélfia pelo olhar de uma estudante potiguar

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Nesta quarta-feira (28) acontece o lançamento da série Musicadelphia, às 19h, no Figa Bar & Cultura. O evento é gratuito, e além da exibição da série, trará na programação o show da banda Bico do Cabugi e jam session aberta ao público.

Musicadelphia é um documentário que investiga a cena musical underground da Filadélfia a partir do olhar sensível de uma estudante potiguar em intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos. Entre performances, encontros e paisagens sonoras, o projeto constrói um retrato afetivo da cidade, onde a música se apresenta como linguagem de pertencimento, troca cultural e conexão entre territórios.

O projeto teve início em 2015, durante a disciplina Making Documentaries, na Temple University, e se desenvolveu de forma orgânica a partir do registro de artistas e grupos independentes da Filadélfia. De volta ao Brasil no ano seguinte, novas gravações ampliaram o diálogo entre culturas, incluindo encontros com Gregg Mervine, fundador da West Philadelphia Orchestra, que na época estava morando na Paraíba, produzindo e tocando em colaboração com músicos da cena nordestina, como Chico Correa e o grupo Pife Perfumado.

Ao longo dos anos, o material atravessou diferentes formatos, foi temporariamente engavetado e, a partir de 2020 ele passou a ser reimaginado em formato de websérie.

Em 2025, Musicadelphia alcança sua versão completa após ser contemplado pela Lei Paulo Gustavo, com refinamento de pós-produção, mixagem, colorização, finalização e recursos de acessibilidade, consolidando a obra como um registro audiovisual maduro e relevante.

“É nostálgico revisitar esse material depois de tanto tempo guardado. Ele carrega não só uma fase da minha trajetória, mas também encontros, afetos e experiências que continuam ecoando. Poder retomar e finalizar esse projeto hoje só é possível graças às leis de incentivo à cultura, que viabilizam obras que, sem esse apoio, dificilmente sairiam do papel.” (Jaya Pereira, diretora).

Entre os desdobramentos contemporâneos abordados no documentário está a Philly Roda, projeto atual conduzido por Gregg Mervine junto a músicos estadunidenses e do Brasil – dentre estes a musicista carioca Fernanda Bravo – que promove rodas de choro e samba na cidade norte-americana. A iniciativa reafirma a força da música brasileira como prática coletiva, viva e em constante circulação, ocupando espaços urbanos e criando encontros interculturais por meio do som.

Em um contexto global marcado por crises geopolíticas e tensões internacionais envolvendo o governo estadunidense, o documentário também se afirma como um gesto simbólico: um lembrete de que a música e a arte são ferramentas potentes de luta, conscientização, diálogo e união entre culturas, capazes de revelar perspectivas humanas que atravessam fronteiras.

Os episódios completos da websérie estão sendo lançados no Youtube. O público é convidado a acompanhar o projeto nas redes sociais, onde estão sendo divulgados trechos e curiosidades dos bastidores.

Mais informações:
Instagram – https://www.instagram.com/musicadelphia/
Canal do Youtube – youtube.com/@musicadelphia

Picture of Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.