Live homenageará centenário de Veríssimo de Melo

veríssimo-de-melo

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Um dos maiores folcloristas do estado do Rio Grande do Norte e do Brasil, Veríssimo Pinheiro de Melo completaria 100 anos no próximo dia 9 de julho. Em reconhecimento à sua obra e trabalho para o Museu Câmara Cascudo (MCC) e para a sociedade potiguar, o MCC promove, nesta quinta (8), às 19h30, a live “Deixa Vivi Viver”: homenagem aos 100 anos de Veríssimo de Melo (1921-2021). O evento será transmitido pelos canais da instituição no Youtube e Facebook.

Veríssimo de Melo

Nascido em Natal, “Vivi”, assim apelidado carinhosamente pelos amigos, era formado em Direito, mas também atuou como jornalista, escritor e professor no Museu Câmara Cascudo, onde foi um dos fundadores do então Instituto de Antropologia, lecionou Antropologia Cultural e chegou a assumir o cargo de Diretor Geral entre os anos de 1983 a 1987.

O escritor publicou o primeiro livro aos 27 anos, intitulado “Adivinhas”, no ano de 1948. Daí em diante não parou mais. Foram diversos ensaios, artigos, trabalhos em congressos e outros livros, como: “Parlendas” (1949) e “Acalantos” (1949). Além disso, Veríssimo é conhecido por diversos títulos voltados para o folclore, como “Rondas infantis brasileiras” (1953) e “Folclore infantil” (1965). Veríssimo de Melo faleceu em 1996.

A Live

O encontro virtual realizado pelo MCC na véspera do centenário do escritor contará com a participação de Ewerton Barros, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFPE – onde pesquisa a obra de Veríssimo de Melo, e de Durval Muniz de Albuquerque, professor nos programas de pós graduação em história da UFPE e da UFRN. A conversa, mediada por Everardo Ramos, diretor do Museu Câmara Cascudo, a partir das 19h30, vai revisitar as obras e o percurso de Veríssimo de Melo.

Para acompanhar, basta acessar o canal do MCC no YouTube ou a página oficial no Facebook. O encontro disponibilizará certificados aos participantes. Para isso, é preciso fazer a inscrição no evento no Sigaa.

Inscrições: https://sigaa.ufrn.br/sigaa/link/public/extensao/visualizacaoAcaoExtensao/91818454

Para não esquecer:

Quinta-feira, 08 de julho

19h30

Youtube: youtube.com/c/MCCUFRN

Facebook: facebook.com/mccufrn

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *