portal cultura natal2

Criado um canal no youtube para divulgar a cultura natalense

O Portal Cultura Natal foi criado para abrigar playlists de artistas das mais variadas vertentes culturais de Natal. A ideia é montar um mosaico da arte natalense em uma mesma mídia.

O canal, recém criado pelo produtor cultural André Maia, já possui sete playlists (cinema potiguar, webséries potiguar, instrumental natal, teatro natal, palhaço natal, clássicos natalenses e pop natal) e 70 vídeos disponibilizados.

Para participar, basta o artista enviar o link do seu vídeo já postado no youtube ao email portalculturanatal@gmail.com. Não é o arquivo do vídeo, pois o objetivo é que a visualização do material seja contabilizada para o canal do artista.

“O Portal Cultura Natal é um repositório para divulgação. Um veículo onde o internauta pode encontrar uma variedade de artistas e segmentos culturais. Tudo gratuito e com monetização revertida ao próprio artista”, explicou André Maia.

Artistas unidos

A ideia do canal partiu de discussão travada no grupo de whatsapp Cultura RN. Vários membros criticaram uma convocatória da Prefeitura de Natal para artistas divulgarem seus trabalhos no canal da própria Prefeitura.

Artistas cederiam todos os direitos autorais e o produto audiovisual pertenceria à Prefeitura, como um canal de divulgação em tempos de quarentena. Uma desvalorização à obra artística e seus autores.

Embora tenha idealizado o Portal Cultura Natal como alternativa à ação municipal, o produtor André Maia se prontificou a ajudar a Secretaria de Cultura de Natal a modernizar o conteúdo da convocatória, mas não obteve êxito, segundo afirma.

“Mas as portas estão abertas ao diálogo para construção de uma cultura mais inclusiva e participativa junto aos artistas”, conclui o produtor. Uma live está programada para logo mais às 22h no instagram de André (@andremaialima) para tirar dúvidas sobre o novo portal de cultura de Natal.

E nosso canal Papo Cultura TV fará parte da lista de canais do portal, que irá disponibilizar, em breve, outros canais de cultura do Estado.

Um vídeo de apresentação foi montado com alguns artistas potiguares, editado pela produtora audiovisual Babi Baralho a partir de texto do ator Rodrigo Bico. A identidade visual do portal é assinada por Filipe Marcus, também de forma colaborativa.

Sobre o autor

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *