pão doce

Veja 2 espetáculos para ensinar boas histórias à criançada

Redação12 de janeiro de 2021Artes Cênicas, , Image

A Cia. Pão Doce disponibilizou dois espetáculos do seu repertório, ambos contemplados pelo Prêmio Funarte RespirArte: O infantil “Canções daqui, contos do mundo” com produção de Romero Oliveira e a aula espetáculo “À Luz do Luar: Episódio – Motim das Mulheres” produzida pela Cia. Pão Doce. Estão ambos no canal do youtube.

A Cia. Pão Doce, utiliza há 18 anos a arte como estratégia pedagógica, formativa e informativa. Hoje é comprovado por diversas pesquisas, que tal prática contribui efetivamente para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e socioafetivo das pessoas de um modo geral, e de modo específico das crianças em fase de desenvolvimento escolar.

Canções Daqui, Contos do Mundo

Pensando nisso, o grupo disponibiliza o espetáculo infantil “Canções Daqui, Contos do Mundo” em seu formato online, com muita música e ludicidade e que reforça valores como a amizade, a liberdade, o poder da decisão, além de apresentar aos espectadores histórias de outras culturas, e incentivar o apreço pela leitura.

O infantil “Canções daqui, Contos do mundo”, com Mônica Danuta e Romero Oliveira, conta a história de Maria, uma aviadora que coleciona histórias e aventuras, e acredita que as palavras contadas e cantadas voam no vento e escolhem um coração para aquecer. O espetáculo foi exibido domingo (10 de janeiro) às 10h no Youtube da Cia. Pão Doce e permanece acessível até o fim desta semana.

À Luz do Luar

Os seguidores da Cia Pão Doce também acompanharam a exibição de um outro trabalho: À Luz do Luar. Conhecer a história de seu povo significa resgatar e preservar a tradição daqueles que contribuíram para que chegássemos ao ponto em que nos encontramos. À Luz do Luar, é um trabalho que conta através de uma aula espetáculo, importantes fatos que marcaram a história do município de Mossoró.

A apresentação foi adaptada para um novo formato, com atos divididos em episódios, mesclando teatro e audiovisual. Nesta ocasião o grupo exibiu no YouTube da Cia. Pão Doce, o episódio de estreia: Motim das Mulheres, em que os atores Raull Davyson, Paulo Lima e Romero Oliveira contam como Ana Floriano marchou com mais 300 mulheres protestando com panelas e colheres, para impedir o alistamento dos filhos e maridos para a Guerra do Paraguai em 1875.

À Luz do Luar é uma oportunidade para compreender a identidade do povo mossoroense. A cidade de Mossoró é marcada por fatos que enaltecem a história do Rio Grande do Norte, no entanto, se percebe que tal conteúdo é pouco explorado como conteúdo artístico-educativo.

Por isso a adaptação audiovisual do espetáculo “À Luz do Luar” visa utilizar de meios tecnológicos para propiciar experiências significativas que afetem o espectador nas esferas emocional, social, e cognitiva. Um espetáculo para diversas áreas e para diversos públicos.

Pão Doce pelo Alto Oeste

Durante período de pandemia, o grupo realizou experimentos cênicos virtuais para o Teatro Artur Azevedo em São Paulo-SP, Sesc Encena em Fortaleza, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Nacional de Teatro Tiradentes em Cena em Minas Gerais, em Upanema, Caraúbas e Umarizal no projeto Pão Doce pelo Alto Oeste, além do já consolidado Café com Prosa in Live.

O grupo informa que as gravações dos espetáculos exibidos ocorreram respeitando as condições preventivas contra a Covid-19.

Confira ambos os espetáculos clicando AQUI.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *