Artista potiguar lança documentário autobiográfico sobre convivência com HIV

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

A atriz, compositora e multiartista potiguar Vânia Maria lança nesta quarta-feira (14) o documentário autobiográfico “Sinais Vermelhos”, no qual atua como roteirista e diretora. A exibição acontece dentro da programação do projeto Cine CCSA, às 17h no auditório do NEPSA/UFRN. Além do lançamento de Sinais Vermelhos, haverá a exibição do curta potiguar “Saudades”, de Marília Gurgel, seguido de bate-papo com a equipe.

Com direção de Vânia Maria e Marcia Lohss, “Sinais Vermelhos” conta a história da própria Vânia, uma versátil artista que é soropositiva há mais de 20 anos, e busca mostrar sua condição de convivência com o vírus da imunodeficiência humana (HIV), fugindo de estereótipos historicamente construídos.

O documentário teve parte de sua produção viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc, e no momento a equipe está lançando uma campanha de financiamento coletivo para subsidiar a distribuição e divulgação do filme, que pode ser apoiada através do link: https://apoia.se/sinaisvermelhosofilme

Confira as sinopses dos filmes que serão exibidos:

  • Saudades (2022), dirigido por Marília Gurgel

Em “Saudades” o luto é o que reconfigura a vida e transforma as relações entre os que permaneceram, é um retrato poético do luto vivido por três mulheres: filha, mãe e avó.  Após a morte do seu avô, Edvaldo Cunha, em Agosto de 2020, vítima da Covid 19, Marília volta para sua cidade natal e vivencia essa jornada de transformação e cura junto às mulheres da sua família.

  • Sinais Vermelhos (2022), dirigido por Vânia Maria e Marcia Lohss

Vânia Maria, uma versátil artista performática, compartilha sua experiência enquanto mulher soropositiva há mais de 20 anos. O documentário busca abordar sua convivência com o HIV fugindo de estereótipos historicamente construídos, apresentando-se como uma artista potente em um continuo processo de cura.

Sobre Vânia Maria

Além de seu envolvimento no teatro e no audiovisual, Vânia Maria é também compositora, musicista, artesã e arteeducadora, atuando desde a década de 1990 na cena artística potiguar. No audiovisual, atuou nos curtas-metragens O Menino do Dente de Ouro (2014); Adeus, Te Amo (2015), IN sustentável (2017), Enquanto o Sol se Põe (2018) e Distorção (2019). O documentário Sinais Vermelhos marca a sua estreia como roteirista e diretora, dividindo a função com Davi Revoredo e Marcia Lohss, respectivamente.

Lançamento do filme “Sinais Vermelhos”

Quando? Dia 14 de setembro, às 17h

Onde? No auditório do NEPSA I – UFRN

Gratuito

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês