O Untappd e a democracia cervejeira

Untappd

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Saudações, cervejeiros democráticos!

Eu acredito que o texto de hoje seja um dos temas que eu pensei há mais tempo desde que comecei a escrever os textos da coluna no blog Papo Cultura. Foi quase um ano meditando sobre o que eu escreveria.

O tema é deveras importante. Hoje, 07 de Setembro, dia da Independência do Brasil, seu bicentenário, vamos falar de um fim unívoco a todos os seres humanos, cervejeiros ou não: a liberdade. Mas, calma lá, meu nobre bovino de corte, não se trata do que você pensa. Já que não há liberdade sem democracia, outro fim humanitário da mais alta estirpe.

Tudo isso será mediado sob o prisma da coluna, afinal de contas, não virei comentarista político (ao menos não por aqui). Vamos falar sobre liberdade e democracia dentro da cultura cervejeira.

Tendo em vista que esses dois fins precisam de um meio para ser alcançados, o meio mais hábil e profícuo nessa seara é um aplicativo de avaliação e classificação de cervejas: o Untappd.

Ou seja, vamos falar de temas da mais alta valoração social para a comunidade atual sob a égide do conhecimento e da cultura cervejeira. Por isso mesmo vou logo avisando, se você tem restrições democráticas ou não tem o mínimo respeito aos direitos humanos sobre liberdade, no contexto cervejeiro, feche de imediato o seu navegador.

Para todos os demais, convido-os para uma leitura prazerosa sobre cervejas, democracia e um aplicativo de avaliação cervejeira muito prático que fará a conexão entre os temas propostos.

O que é o Untappd?

Nos dias atuais, nossa vida cotidiana está sempre envolta pelas redes sociais. No meio cervejeiro não é diferente. Uma das redes sociais virtuais mais famosas se chama Untappd. Ele é um aplicativo que permite que seus usuários realizem check-in em cervejas conforme as bebe e compartilhar os check-ins e localizações com amigos.

É comum que cada nicho de bebidas tenha a sua própria rede social. Para o mundo dos vinhos existe o Vivino, tal qual para os destilados (Whiskey, Tequila, Rum, Brandy, Gin e Vodka) existe o Distiller. Eles são uma ótima forma de inserir dados adicionais sobre as bebidas, onde elas foram degustadas, preço, dentre algumas outras informações úteis (ao menos para quem gosta de detalhar a experiência e ter uma métrica pessoal).

Contudo, a razão principal de ser do Untappd ainda não foi mencionada. Ela consiste na possibilidade de o usuário fazer uma avaliação da cerveja por ele degustada (os demais aplicativos mencionados também funcionam dessa maneira).

O usuário pode atribuir uma nota (classificação) e fazer uma breve descrição avaliativa (deixar um recado) em até 255 caracteres.

As notas seguem a escala de 5 pontos máximos. Para os usuários normais as notas são dadas em uma escala de 0,25 pontos. Para os usuários Premium, a escala usada é a decimal (0,10).

Adicionalmente, o usuário pode inserir uma foto da cerveja degustada; marcar o estilo da dose (se foi na torneira, na garrafa, na lata, no taster, na barrica, no nitrogênio, no Crowler ou no Growler); marcar amigos; inserir o local; escolher descritivos de perfil sabor pré-definidos; e, marcar o local de compra.

Resumidamente, essa é a forma de inserir um “check-in” em uma cerveja bebida previamente por um usuário da rede social em apreço.

Untappd, um aplicativo democrático

De maneira bem geral, o Untappd é um aplicativo bastante democrático. Pressupondo que as pessoas o utilizam de boa-fé, tem sua plena finalidade em prover avaliações fidedigna das cervejas por parte dos usuários.

Quando falo em boa-fé, falo dos casos em que as pessoas avaliam, de fato, cervejas que elas degustaram. Acredito que o maior indício de uma degustação avaliativa de boa-fé no Untappd seja inserir uma foto da cerveja bebida.

O Untappd representa um meio democrático de expressão da cultura cervejeira porque qualquer um pode inserir suas impressões pessoais sobre as cervejas bebidas. Isso não quer dizer que nem todas as avaliações lá contidas são pormenorizadas ou abalizadas (quiçá úteis). Nem que todas as notas atribuídas estão de acordo com aquilo que o cervejeiro ou a cervejaria espera receber.

A finalidade do aplicativo não é ser necessariamente útil, ele pode ser apenas divertido, pode ser um meio qualquer de expressão de quem está bebendo alguma cerveja sem compromisso…

Exemplificativamente, é possível que um iniciante no mundo cervejeiro dê uma nota baixa em uma Cantillon (cerveja belga de alto gabarito) porque a achou muito ácida, sendo que essa é uma característica própria da cervejaria e dos estilos que ela produz.

Talvez essas avaliações pouco técnicas levem a algumas situações discrepantes. Como é o caso da Hoegaarden, que é um ícone em seu estilo, Witbier, mas que tem uma nota geral relativamente baixa (3,56/5).

Contudo, faz parte da essência democrática do Untappd que notas pouco técnicas sejam dadas a cervejas clássicas, afinal, nem todo mundo tem o conhecimento necessário para avalia-las.

Nem todo mundo é obrigado a ser um expert em cervejas para poder dar sua opinião, aliás, ninguém é obrigado a nada! Essa máxima é válida, também, no mundo cervejeiro do Untappd.

A diversidade opinativa do universo cervejeiro no Untappd

Em uma cultura tão rica e multifacetada como é a cervejeira, é comum que exista uma gama quase que infinita de opiniões, nos mais diversos níveis técnicos, a serem dadas em um aplicativo de avaliação cervejeira.

Inobstante, nessa rede social há espaço para todos: para o Sommelier, para o entusiasta, para o Skolzeiro, para o Beer Geek, para o leigo, para o bebedor de IPA… enfim, para todos! Há espaço para que cada um expresse a sua opinião livremente, de acordo com suas capacidades e entendimentos.

O aplicativo não demanda nenhum conhecimento prévio cervejeiro para que seja utilizado, basta criar uma conta e mandar ver na classificação. A diversidade de opiniões é sua marca registrada, já que todo usuário é capaz de escrever sua própria classificação, livre de qualquer amarra ou concepção prévia.

O peso das notas, sua valoração e a base de pesquisa

Isso quer dizer que a todas as classificações deve ser dado o mesmo peso ou a mesma valoração? Claro que não.

Há pessoas que utilizam o Untappd como um norteamento para aquisição de novas cervejas, verificam se as notas são boas, se há avaliações suficientes para alguma relevância estatística dentre alguns outros critérios para definir se vale a pena comprar aquela cerveja ou não. Às vezes, essa tática pode ser boa, e às vezes não.

Nem todas as opiniões possuem o devido embasamento, isso é um fato. Por vezes, há também a odiosa prática de as cervejarias pagarem para pessoas atribuírem notas máximas às suas cervejas. Pior ainda é quando o próprio cervejeiro (dono da cervejaria) não mete um “cincão” na sua própria cerveja (extrapolando os limites éticos da sua vaidade, saliente-se).

Esse tipo de marketing de guerrilha é simplesmente nefasto, turba indevidamente as notas e infla o ego (e o posicionamento) de muita cervejaria mequetrefe, mas que se vale do slogan: tal cerveja é nota alta no Untappd para se vangloriar… O aplicativo até poderia ter uma política mais rígida para coibir tais atitudes, saliente-se.

De maneira geral, há de se ter em conta que o Untappd até serve como algum embasamento ou guia para procurar boas cervejas, principalmente quando você sabe que a opinião de determinado usuário é confiável e digna de crédito. Observar se a cerveja tem muitas classificações (mais de mil avaliações) também ajuda como critérios estatístico de escolha.

Assim, o Untappd é democrático, tem todo tipo de avaliações: tem as avaliações pertinentes, as bem embasadas, a dos leigos, a daqueles pouco conhecedores dos estilos, a daqueles que querem apenas guardar para si anotações de degustações… há uma infinidades de usos e de utilidades para as classificações efetuadas.

A liberdade em avaliar as cervejas

Ao se ter a capacidade de atribuir notas e anotações às cervejas, o Untappd faculta um alto grau de liberdade e democracia aos seus usuários. Contudo, ao contrário do que a turba que compra imóveis com dinheiro em espécie pode pensar, liberdade não é poder fazer tudo que se quer, da forma que se quer.

As diretrizes básicas de uso devem sempre se ater a avaliar as cervejas. Claro que está dentro do seu direito de liberdade gostar ou não gostar da cerveja, criticar ou não criticar a proposta da cervejaria para aquela determinada cerveja. Toda crítica, seja ela tecnicamente embasada ou não, é sempre bem-vinda, e, por isso mesmo, possibilitada pelo Untappd.

O limite do uso consciente do Untappd (algo válido para as demais redes, eu imagino) é a base da não-agressão ao cervejeiro. Pode-se (aliás, deve-se) sempre criticar a obra (a cerveja), mas jamais agredir o seu criador (o cervejeiro), por mais que ele seja alguém pessoalmente deplorável (e o universo cervejeiro está repleto de playboys mimados, saliente-se).

As críticas cervejeiras podem ser feitas com base em valorações técnicas, impressões subjetivas, parâmetros objetivos, guias de estilos, percepções mais pessoais, qualquer uma dessas perspectivas é plenamente aceitável. Afinal, inexiste opinião ou avaliação totalmente imparcial e despida de acepções prévias.

Aliás, até mesmo a ironia e a pachorra não são elementos de um todo reprováveis dentro dos estritos limites da liberdade. Dizer que é melhor beber Skol que uma cerveja cheia de off-flavors pode soar pouco elegante para quem ouve a crítica, mas jamais se pode tomar isso como um agressão pessoal (ao cervejeiro) sem que se atente contra os limites da liberdade de expressão.

Trespassar esses limites seria xingar o cervejeiro, acusá-lo de adulterações criminosas, dentre outras condutas similares, e não a simples jocosidade irônica.

A liberdade de postar avaliações no Untappd incomoda algumas Cervejarias…

Infelizmente, algumas cervejarias, com o ego fragilizado, se incomodam com a abertura democrática oferecida pelo Untappd. Não são raros os casos de usuários que relatam terem sofrido pressões por parte dos cervejeiros para alterarem suas notas, mudarem comentários ou, simplesmente, deletarem suas avaliações.

Decerto, existe algo mais antidemocrático do que tolher a liberdade de um usuário do Untappd de postar livremente sua opinião acerca de uma determinada cerveja? Seja ela elogiosa ou não, seja ela crítica ou não. Caso ela se refira unicamente à qualidade da cerveja, não há motivo plausível para que esse tipo de assédio seja cometido.

Desse modo, desafortunado, algumas cervejarias terminam por forçar a barra sobre os usuários, demandando deles uma classificação inverídica e destoante sobre a experiência que eles tiveram sobre a sua cerveja. Essa é uma maneira teimosa e desagregadora de forjar uma boa nota para cervejas não tão boas assim.

Algumas cervejarias, se pudessem, imporiam sigilo de 100 anos sobre algumas avaliações sinceras, mas pouco afáveis. A regra é clara: se eu paguei pela cerveja (e geralmente não é barato!), tenho todo o direito de acha-la ruim! Parece meio óbvio, mas tem quem ache ruim.

Inevitavelmente, o Untappd é a maior vitrine das cervejarias artesanais, principalmente quando se trata daquele consumidor em potencial que já tem alguma experiência na cultura cervejeira. Por causa disso, algumas cervejarias se veem na obrigação de forçar a ter boas notas, para poder vender melhor seu produto, algo que termina por ser artificial e reprovável no final das contas.

Assim, há de se compreender que a liberdade do consumidor em postar suas impressões mais próprias deve ser sempre resguardada, principalmente em uma rede social tão democrática quanto o Untappd!

Saideira

O objetivo do meu texto de hoje é exaltar a democracia em tempos tão nefastos! Principalmente no dia de hoje, dia da independência, em que há vários movimentos narconeopentecostais aglutinados defendendo golpes e outras atrocidades anticonstitucionais!

Sirvo-me, portanto, da minha liberdade de escrever sobre uma ferramenta tão útil para a cultura cervejeira, o Untappd! O qual se consagra por ser um meio de atribuição de classificações de cervejas, de exposição opinativa sobre degustações, uma forma de celebração da diversidade cervejeira em suas mais variadas formas!

Ele é um espaço virtual democrático, no qual tanto o leigo, quanto o avaliador técnico podem postar em condições de igualdade, onde a liberdade de expressão é o valor máximo de atribuição cervejeira!

O Untappd é, portanto, o refúgio mais exemplar de como é necessário exercitar nossas atribuições democráticas nos mais variados espaços, principalmente na cultura cervejeira, a qual, às vezes, acaba por ser contaminada por facínoras reacionários disfarçados de cervejeiros “cidadãos de bem”.

Liberdade de postagem, respeito às diferenças, preceitos democráticos de avaliação e de classificação, são esses os pilares inexoráveis do Untappd!

Parafraseando, eu diria que nunca foi tão fácil escolher: eu escolho a democracia cervejeira, eu escolho avaliar livremente no Untappd!

Viva a Democracia!

Viva a Liberdade!

E viva a liberdade democrática de se postar uma avaliação genuína e sincera no Untappd!

Recomendação Musical

Eu não poderia deixar de recomendar uma música que não fosse um clamor democrático! Pensando nisso, a recomendação de hoje é Cálice (Cale-se)! O hino criado por Chico Buarque e Gilberto Gil e interpretado pelo primeiro em conjunto com Milton Nascimento. Três grandes monstros sagrados da Música Popular Brasileira!

Trata-se de um hino contra a opressão da ditadura militar brasileira, infelizmente, ainda atualíssimo! Em um dia tão representativo repito o trecho da música em prol da liberdade e da democracia cervejeira e em seus meios de classificação (Untappd):

“Pai (pai)

Afasta de mim esse cálice (pai)

(Cale-se)


IMAGEM: Postada em Revista Beer Art

Lauro Ericksen

Lauro Ericksen

Um cervejeiro fiel, opositor ferrenho de Mammon (מָמוֹן) - o "deus mercado" -, e que só gosta de beber cerveja boa, a preços justos, sempre fazendo análise sensorial do que degusta.
Ministro honorário do STC: Supremo Tribunal da Cerveja.
Doutor (com doutorado) pela UFRN, mas, que, para pagar as contas das cervejas, a divisão social do trabalho obriga a ser: Oficial de Justiça Avaliador Federal e Professor Universitário. Flamenguista por opção do coração (ou seja, campeão sempre!).

Sigam-me no Untappd (https://untappd.com/user/Ericksen) para mais avaliações cervejeiras sinceras, sem jabá (todavia, se for dado, eu só não bebo veneno).

A verdade doa a quem doer... E aí, doeu?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês