gonzaga neto

Um poeta que escreve por não saber chorar

Redação11 de fevereiro de 2021Literatura, Image

Gonzaga Neto lança seu segundo livro, Urgência de Amar, que traz 12 cartas mergulhadas em um amor que não cabe em 140 caracteres.

“Escrevo porque não sei chorar”, é desta forma que o escritor potiguar Gonzaga Neto inicia seu mais novo livro. Uma frase que resume bem a busca do autor por compreender a sua enorme dificuldade de demonstrar afeto aos seus.

Cinco anos após sua primeira publicação, o livro de poemas Hipérbole, Gonzaga traz um livro com uma escrita diferente do que estamos acostumados a ver em suas declamações pelos saraus pela cidade. Ao investir nas cartas, que facilmente podem ser enxergadas também como crônicas, o autor muda de estilo sem jamais perder sua essência poética.

As cartas, escritas de 2017 a 2020, constroem uma narrativa de vida e crescem a medida em que a saudade aumenta. Afinal, muitas delas foram escritas 7.500 km longe da família, enquanto o autor morava em Moçambique.

Urgência de Amar se propõe a criar uma ligação afetiva com o leitor e tenta resgatar nuances da vida a partir de uma perspectiva saudosista da infância, da família e dos amores, trazendo um olhar poético sobre as vivências afetivas, busca por compreender o tempo, a vida e a morte. Imagens tão claras durante a prosa, que levam o leitor a partilhar das cenas e lembrar de suas próprias vivências.

Em um ano em que, provavelmente, a palavra saudade foi uma das mais utilizadas nas mensagens de textos, postagens em redes sociais e vídeo-chamadas, “Urgência de Amar” evoca sentimentos de forma leve para tempos não tão leves assim, mostrando que o seu amor não cabe em apenas 140 caracteres.

Pré-venda

O livro custa R$30 e já está em pré-venda, podendo ser adquirido através das redes sociais do autor, @gonzaganneto. A live de lançamento, onde Gonzaga Neto lerá algumas cartas e comentará sobre o livro, ocorrerá na segunda-feira, 15 de fevereiro, às 21h, no Instagram.

Confira o vídeo de lançamento do livro:

Lançamento Urgência de Amar

Data:15/02/2021
Hora: 21h
Local: Instagram – @gonzaganneto

Este livro foi realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte, Fundação José Augusto, Governo do Estado do RN, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *