Neste domingo acontece uma apresentação que tem virado tradição no município de São Gonçalo do Amarante para celebrar o Dia de Reis. A Associação República das Artes Ponto de Cultura Boivivo, pelo quinto ano consecutivo, promove a queima do boi, o ritual que mais simboliza a cultura popular do município.
Correção: O ritual da queima do boi foi adiado para o próximo dia 12 de janeiro!
Segundo membros da Associação, esse festejo tinha inicio no dia 24 de dezembro, véspera de Natal e se estendia até o dia 06 de janeiro. A queima do boi é promovida sem apoio da política cultural. O objetivo da entidade é que essa data importante não caia no esquecimento dos gonçalenses.
A festa de Reis ainda é uma tradição cultural que permanece viva na memória dos norte-rio-grandenses e até o momento se desconhece a existência que outro mestre realize o ritual da queima do boi, senão mestre Elias Baraúnas, do município potiguar de Lagoa Salgada, o único a manter a tradição.
A queima do boi se iniciará logo após a missa, às 20h. Mas o ritual, por ser demasiado longo, começa já às 18h. Na missa, o padre Valberto irá ler um resumo da historia e a importância dessa tradição para a cultura potiguar.
1 Comment
QUEIMA DO BOI ADIADA PARA DIA 12 DE JANEIRO
A Associação República das Artes, informa que o transporte que traria a maruja de Mestre Elias Baraúna quebrou. Sendo assim, a vinda do grupo fica inviabilizada nesse dia de Reis para realizar o ritual da “queima do Boi” como planejado. Devido à importância de realizar esse raro ritual para que no futuro tenhamos esse registro histórico, adiamos a apresentação para o próximo sábado dia 12 de janeiro com inicio às 18 horas. Até lá!