Tradição da queima do boi celebra a Festa dos Reis neste domingo

boi de reis de extremoz

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Neste domingo acontece uma apresentação que tem virado tradição no município de São Gonçalo do Amarante para celebrar o Dia de Reis. A Associação República das Artes Ponto de Cultura Boivivo, pelo quinto ano consecutivo, promove a queima do boi, o ritual que mais simboliza a cultura popular do município.

Correção: O ritual da queima do boi foi adiado para o próximo dia 12 de janeiro!

Segundo membros da Associação, esse festejo tinha inicio no dia 24 de dezembro, véspera de Natal e se estendia até o dia 06 de janeiro. A queima do boi é promovida sem apoio da política cultural. O objetivo da entidade é que essa data importante não caia no esquecimento dos gonçalenses.

A festa de Reis ainda é uma tradição cultural que permanece viva na memória dos norte-rio-grandenses e até o momento se desconhece a existência que outro mestre realize o ritual da queima do boi, senão mestre Elias Baraúnas, do município potiguar de Lagoa Salgada, o único a manter a tradição.

A queima do boi se iniciará logo após a missa, às 20h. Mas o ritual, por ser demasiado longo, começa já às 18h. Na missa, o padre Valberto irá ler um resumo da historia e a importância dessa tradição para a cultura potiguar.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.