Tonheca Dantas ganha estátua no RN e lembrança no Vaticano

tonheca-dantas

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Em comemoração aos 150 anos do artista potiguar Tonheca Dantas, compositor e maestro brasileiro, autor de mais de mil peças musicais até hoje executadas por bandas filarmônicas do Brasil e exterior, foi inaugurada em Carnaúba dos Dantas, uma estátua em sua homenagem.

A obra, produzida pelo artista Guaraci Gabriel, foi afixada na entrada da cidade. A ação, organizada pela Fundação José Augusto, integra as festividades coordenadas pela prefeitura de Carnaúba dos Dantas, cidade natal do músico autor da célebre valsa Royal Cinema.

A programação, que segue até este domingo (13), foi aberta na última quinta (10) pela governadora Fátima Bezerra, que sancionou a Lei Estadual Nº 10.923, de autoria do deputado Hermano Morais, que reconhece o município de Carnaúba dos Dantas como “Terra da Música” no Rio Grande do Norte.

estátua-tonheca-dantas

Tonheca no Vaticano

No Dia de Corpus Christi, celebrado no último dia 3 de junho, nada menos que o Vaticano executou uma das peças de Tonheca Dantas, o “Tantum Ergo”, cuja letra é de São Tomás de Aquino, que compôs os versos em 1264 para a primeira Festa do Corpus Christi, instituída pelo Papa Urbano IV em plena Idade Média.

 

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

2 Comments

  • Prof° Gabriel Santos

    Bela matéria. Viva Tonheca Dantas. Mas acho que houve um equívoco. A peça Tantum Ergo executada no Vaticano no último dia 03 foi do Primo de Tonheca, o Maestro Felinto Lúcio Dantas.

    • Sérgio Vilar

      Pode ser sim, Gabriel. Vou dar uma olhada. Obrigado pela correção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês