Em comemoração aos 150 anos do artista potiguar Tonheca Dantas, compositor e maestro brasileiro, autor de mais de mil peças musicais até hoje executadas por bandas filarmônicas do Brasil e exterior, foi inaugurada em Carnaúba dos Dantas, uma estátua em sua homenagem.
A obra, produzida pelo artista Guaraci Gabriel, foi afixada na entrada da cidade. A ação, organizada pela Fundação José Augusto, integra as festividades coordenadas pela prefeitura de Carnaúba dos Dantas, cidade natal do músico autor da célebre valsa Royal Cinema.
A programação, que segue até este domingo (13), foi aberta na última quinta (10) pela governadora Fátima Bezerra, que sancionou a Lei Estadual Nº 10.923, de autoria do deputado Hermano Morais, que reconhece o município de Carnaúba dos Dantas como “Terra da Música” no Rio Grande do Norte.
Tonheca no Vaticano
No Dia de Corpus Christi, celebrado no último dia 3 de junho, nada menos que o Vaticano executou uma das peças de Tonheca Dantas, o “Tantum Ergo”, cuja letra é de São Tomás de Aquino, que compôs os versos em 1264 para a primeira Festa do Corpus Christi, instituída pelo Papa Urbano IV em plena Idade Média.
2 Comments
Bela matéria. Viva Tonheca Dantas. Mas acho que houve um equívoco. A peça Tantum Ergo executada no Vaticano no último dia 03 foi do Primo de Tonheca, o Maestro Felinto Lúcio Dantas.
Pode ser sim, Gabriel. Vou dar uma olhada. Obrigado pela correção!