DALIANa cavalcanti

Soprano potiguar representa o RN em Concurso de Canto Lírico Nacional

Redação11 de janeiro de 2021Notícias, Image

A soprano Daliana Cavalcanti está participando do Bixiga Canta – 1º Festival, que contará com uma competição de cantores líricos a nível nacional, realizada pela Orquestra Sinfônica Jovem do Bixiga – OSJB, com apoio da Secretaria de Cultura Municipal de São Paulo, uma das cidades-polo do cenário lírico e operístico.

Daliana é a única representante do Rio Grande do Norte a participar do concurso nacional.

A primeira fase do concurso será por meio da votação popular, realizada pelas curtidas dos três vídeos, referentes a três categorias do repertório clássico.

As peças selecionados por Daliana foram as seguintes: “Sweeter than Roses” de Henry Purcell (Música de Câmara), “Melodia Sentimental” de Heitor Villa-Lobos (Canção Brasileira) e “Signore Ascolta” da personagem Liù da ópera Turandot, de Giacomo Puccini (Ária de Ópera).

A votação se dará apenas pelo Facebook e se encerrará no dia 12 de janeiro de 2021.

Para apoiar a cantora lírica, basta estar conectado em sua conta do Facebook, acessar a árvore de links clicando AQUI e clicar nos três primeiros links, que correspondem às três categorias supracitadas e deixar seu like em cada um dos vídeos.

Os outros links da árvore correspondem às redes sociais do seu canal Canto Dali, onde poderão acompanhar, de perto, o trabalho da soprano.

Os finalistas do concurso serão divulgados no dia 13, pelo perfil da OSJB no Facebook.

Daliana Cavalcanti

Daliana Medeiros Cavalcanti é natural de Currais Novos/RN e mora em Natal/RN desde os quatro anos de idade, onde teve contato com a música desde cedo.

Já aos seis anos, iniciou os estudos na Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN, onde também pode concluir os Cursos Básicos de Teoria Musical e Piano.

Passou um tempo afastada da Música, ao escolher ingressar no Bacharelado em Sistemas de Informação, na FARN (atualmente, conhecida como UNIRN), em 2001. Esse afastamento durou pouco, pois mesmo no curso de Exatas, participou durante cinco anos do Coral da FARN, regido por Fábio Cruz e em 2005, passa a integrar o Grupo de Ópera Canto Dell’Arte, Projeto de Extensão da UFRN.

Foi o contato com o Dell’Arte que incentivou o retorno de Daliana à Música na Academia e, em 2011, cursa o Técnico em Música com Habilitação em Canto Lírico e, pouco tempo depois, o Bacharelado em Música com Habilitação em Canto, ambos pela EMUFRN.

Sua paixão por ópera e sua necessidade de melhorar enquanto artista, mais voltada para a ópera fez com que, em 2018, ingressasse no Mestrado em Artes Cênicas, da UFRN, onde obteve o título de Mestre, em 2020.

Após 15 anos contribuindo com o Dell’Arte, resolve sair para se dedicar aos seus projetos pessoais, que incluem os seus canais nas redes sociais, que são os meios que tem, como objetivo, divulgar o seu trabalho como cantora lírica, poeta, escritora e professora; fortalecer o cenário do canto lírico no Estado; estreitar os laços entre a academia e a comunidade; e deselitizar e popularizar a ópera e o canto lírico.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

COMMENTS

Eugênio Pacelli Dantas

Parabéns. Nosso estado, tão pobre, está precisando de jovens com esse potencial.

Moema Albuquerque

Que maravilha ver a juventude norte-rio-grandense mostrar arte p-o Brasil. Espero q a Daliana traga está vitória p/nosso estado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *