“O livro se propõe a pensar a educação a partir de uma prática canibal simbólica, colocando o conhecimento no campo originário da experiência estética que une sabor e saber”
Iraquitan de Oliveira Caminha
Um livro sobre antropofagia, corpo e educação. É a proposta da obra ‘Somos Todos Canibais’, da professora e pesquisadora Analwik Lima. O livro tem lançamento agendado para às 19h deste sábado, no Mormaço, com acesso gratuito.
SOMOS TODOS CANIBAIS
Antropofagia, corpo e educação sensível de Analwik Lima, apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, criando, recriando a cultura, ampliando o processo de conhecer, sentir, pensar, agir, ser, transformar-se. Essa atitude anuncia um conhecimento sensível e um corpo que é capaz de sensação, mas também de expressão, de comunicação, de criação, aspectos indispensáveis para se pensar a educação como um espaço sensível, de aprendizagem e ressignificação da cultura.
Analwik Lima
É doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN-CE/PPGED/UFRN (2010 a 2013). É mestre em Educação também pelo CE/PPGED/UFRN (2006- 2008), especialista em Corpo e Cultura de Movimento (2004- 2005) e graduada em Educação Física- Licenciatura Plena, também pela UFRN (2000 a 2004). É professora do IFRN Natal- Campus Cidade Alta. É membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa ESTESIA- Corpo, Fenomenologia e Movimento e do Laboratório VER- Visibilidades do Corpo e da Cultura de Movimento. Seus estudos têm como foco a antropofagia, a produção em dança na cidade do Natal, em interfaces com o corpo, com a experiência vivida e com a educação sensível.
Serviço
Lançamento do livro SOMOS TODOS CANIBAIS: Antropofagia, corpo e educação sensível de Analwik Lima
Onde? Mormaço (Rua Historiador Tobias Monteiro, nº 2014, Lagoa Nova)
Quando? 07 de dezembro
Horário? 19h
Entrada? Gratuita