Sinfonia Beatle aos ouvidos e corações

sinfônica beatles

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Eleanor Rigby é das canções mais orquestráveis dos Beatles. O original já apresenta um octeto de cordas providenciado por George Martin para este clássico de Paul McCartney. Mas na noite desta terça-feira (e nesta quarta tem de novo!), ganhou arranjos orquestrais de Willames Costa e executado pela Orquestra Beatles, criada pelo Spalla André Kolodiuk. Foi a abertura de uma noite mágica para beatlemaníacos ou não, no Teatro Riachuelo. Um programa luxuoso com acesso gratuito.

The Fool on the Hill veio na sequência para apresentar também a decana banda Mad Dogs, mestres na interpretação beatle. Outra canção já bem adaptada à música erudita. Mas os arranjos da Orquestra surpreenderam sempre. E vou adiantar uma vez só: em todo o setlist as novas roupagens orquestrais as interpretações da banda foram fantásticos. Something apresentou uma introdução belíssima, mais uma vez executada apenas pela Orquestra.

Na sequência a banda volta com Come Togheter adornada pelo carisma do vocalista CBI e a linha mágica de contrabaixo criada por Paul para essa música e fielmente repetida por Paulo Sarkis. E antes de I Feel Fine, a cantora e compositora Simona Talma adentra o palco pela primeira vez como uma espécie de mestre de cerimônia, com ótimos textos introdutórios da próxima peça, que rendiam uma emoção a mais ao público dada a contextualização e curiosidades sobre a canção.

Michelle foi talvez dos grandes momentos da noite. Claro, outros clássicos sempre são mais emocionantes, mas o arranjo em ritmo de tango e a tiração de onda de CBI foram diferenciados e animaram a plateia. Na sequência, outra música que poderia manter o ritmo, mas ganhou outra conotação foi Help. Embora mais agitada, o dueto do teclado de Zé Marcos e a voz mais melancólica de CBI ficou sublime, combinado com a letra: um verdadeiro pedido de ajuda de Lennon.

Oh! Darling talvez tenha sido a menor ótima do repertório. Uma versão meio bossa nova quebrou um pouco a magia da voz rasgada de Paul para a música, que poderia ser bem interpretada pela banda e pela orquestra. Clássico de George Harrison que abre o álbum Revolver, Taxman também rendeu homenagem ao saudoso maestro Neemias Lopes, lembrado por CBI e com foto no telão.

Let it Be seria certeza de corações tocados. Simona lembrou o motivo da canção, a partir do sonho de McCartney e da mensagem recebida de sua mãe, que o deixou aos 14 anos. Os solos de contrabaixo e flauta deram um contorno mais singelo, mais doce à canção. Na sequência, outra balada, And I Love Her (o primeiro Yesterday de Paul, segundo ironizou Lennon em entrevista). E para manter a pegada, a própria Yesterday, que fez este editor escorrer lágrimas no rosto.

Para quebrar o ritmo das baladas, Day Tripper, seguido por Stramberry Fields Forever e uma pegada mais rocker para Here Comes The Sun com solo de guitarra de Carlos Suassuna que me lembrou Mark Knoffler, de início, e aí compadre, it’s all right. All You Need is Love foi apresentada por Simona, que lembrou a poeta Civone Medeiros e sua frase símbolo “Mais Amor por Favor” e também pelo maestro Linus Lerner e o desejo sempre de mais amor. Também uma música já bem orquestrada, com naipes e metais que recebeu uma roupagem ainda mais bela.

Hey Jude trouxe a plateia para cantar junto o grudento “na na na na na na na na na na” e já vislumbrar que o sonho estava prestar a acabar. E de fato. Get Back veio para fechar a conta. Ou quase. Após o pedido de bis, um repeteco de Michelle em formato de tango. E a vontade de ver/ouvir outras tantas canções orquestradas. The Long and Winding Road e Blackbird talvez merecessem uma atenção. O medley de Paul que fecha o Abbey Road seria também um gran finale em tanto para a noite.

Ficam as sugestões para uma Sinfonia Beatles 2, evento criado e produzido pela produtora Tatiane Fernandes e prometida pelo maestro em breve. Enquanto houver, estarei lá.

Picture of Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.