Entre os dias 26 e 30 de junho acontece em Natal o Casa da Praia Lab – Outros Nordestes, laboratório de roteiros de longas-metragens organizado pela produtora de cinema Casa da Praia Filmes. O evento conta com diversas atividades abertas ao público.
No laboratório, quinze roteiristas do Rio Grande do Norte e outros estados do Nordeste, selecionados via edital, participarão de uma imersão com tutorias sobre roteiro para aperfeiçoarem seus projetos de longas-metragens. Em comum, os projetos têm a proposta de criar novos imaginários sobre a região nordestina.
Segundo o diretor Pedro Fiuza, um dos idealizadores do evento, “o laboratório visa discutir com a sociedade e colaborar com a produção de filmes que tragam novos olhares sobre o Nordeste, inovando nas narrativas e fugindo dos estereótipos que construíram até hoje identidades sobre a região”.
Além de atividades internas, a programação conta com mesas abertas ao público e exibição gratuita do filme “Fendas” no Cinépolis do Natal Shopping. “Fendas” é o primeiro longa-metragem do diretor Carlos Segundo,
internacionalmente premiado pelos curtas “Sideral” e “Big Bang”. O filme, que ousa em sua proposta narrativa e estética, foi inteiramente filmado em Natal, passeando por importantes lugares da cidade. A sessão acontece na quarta-feira, dia 28 de junho, às 19h.
Para Mariana Hardi, produtora-executiva da Casa da Praia Filmes, “a exibição gratuita de ‘Fendas’ é uma oportunidade única de ver na tela grande e ter a experiência de cinema de um filme que gera muitas sensações e nos faz ver Natal com outros olhos”.
Debate
A programação das mesas do evento acontecerão no auditório do Sebrae, sempre às 18h30. Na segunda-feira, dia 26 de junho, acontece a mesa de abertura, que discutirá “Políticas Públicas para o Cinema Nordestino”.
Com a mediação da produtora audiovisual Babi Baracho, o debate será realizado por Mary Land Brito, Secretária de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, e Danielle Brito, Gerente de Programas Culturais e Elaboração de Projetos da Secretaria Municipal de Cultura de Natal.
Na quinta-feira, dia 29 de junho, será a vez da mesa “Inventando Outros Nordeste”, que contará com a presença do historiador e pensador Durval Muniz, do filósofo e professor Pablo Capistrano (Grupo Carmin) e dos diretores e roteiristas Ana Carolina Marinho e Pedro Fiuza, mediador da atividade. Ambas as mesas contarão com acessibilidade em libras para os presentes Os links para retirada dos ingressos e participação nas mesas estarão disponíveis a partir do dia 22 de junho nas redes do projeto: https://www.instagram.com/casadapraialab.
Laboratório
A programação interna, para os roteiristas selecionados, do Casa da Praia Lab -Outros Nordestes conta com tutorias de roteiro, pitching e uma masterclass com o diretor Carlos Segundo.
A masterclass “O cinema desterritorializado: um Nordeste em devir” será realizada em parceria com o programa Paradiso Multiplica, do Projeto Paradiso, instituição filantrópica que investe em formação profissional e geração de conhecimento no setor audiovisual, com programas de bolsas e mentorias, além de cursos, seminários e estudos.
O Casa da Praia Lab – Outros Nordestes tem patrocínio da Cosern e do Instituto Neoenergia através do Programa Estadual de Incentivo à Cultura Lei Câmara Cascudo e apoio do Sebrae RN.
Serviço:
26 de junho – 18h30 – Sebrae
Mesa Políticas Públicas para o Cinema Nordestino
28 de junho – 19h – Cinépolis Natal Shopping
Exibição do filme Fendas
29 de junho – 18h30 – Sebrae
Mesa Inventando Outros Nordestes