sarau

Quinta das Artes estreia em Natal e segue por 5 cidades com mix de atrações

Um evento multicultural que vai destacar várias linguagens artísticas e valorizar os artistas do Rio Grande do Norte. Esta é a proposta do projeto Sarau Quinta das Artes que estreia no dia 27 de junho, às 14h, no auditório do IFRN Cidade Alta. Artes plásticas, audiovisual, dança, literatura, música e teatro promoverão no ambiente das instituições públicas de ensino, encontros de pessoas (professores, estudantes e comunidade em geral) que desejam dialogar, conhecer e compartilhar as diversas manifestações artísticas produzidas em terras potiguares.

Na primeira edição em Natal estão confirmadas a participação dos artistas Carlos Sérgio Borges (artes plásticas), Valério Fonseca com o curta-metragem Pegadas de Zila (audiovisual), a bailarina Rozeane Oliveira (dança), Junior Dalberto e Marize Castro (literatura), cantora Valéria Oliveira (música) e a atriz Luana Vencerlau, com o monólogo Ventre de Ostra (teatro).

De caráter itinerante, o Sarau Quinta das Artes circulará pelos municípios de Canguaretama (11.07), São Gonçalo do Amarante (25.07), Santa Cruz (08.08), Currais Novos (22.08) e Mossoró (12.09).

“Queremos fortalecer a identidade local e produzir um sentimento de pertencimento e um desenvolvimento da consciência crítica, por meio das artes”, observa Carla Alves, idealizadora do evento. As seis etapas do Quinta das Artes serão sediadas nos Institutos Federais das cidades selecionadas pelo projeto, e envolverão alunos da rede pública estadual, afora a comunidade estudantil dos Institutos Federais.

Na visão do produtor cultural e parceiro do Quinta das Artes, Aluizio Matias, todo o conceito do projeto parte do pressuposto de que conhecer a arte que é praticada na nossa sociedade, ou grupo cultural a que pertencemos, é fundamental para construirmos e valorizarmos a nossa própria identidade. “Essa é a grande missão desse projeto: engrandecer a cultura do Rio Grande do Norte; mostrar o artista, o trabalho autoral; aproximar e fazer íntima dos potiguares a cultura de sua terra natal”, ressaltou Aluizio Matias.

O Projeto Sarau Quinta das Artes foi viabilizado pela Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Fundação José Augusto (FJA), com o patrocínio da Cosern/Grupo Neoenergia. Conta, ainda, com a parceria do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Associação das Escolas Federais Industriais e Técnicas do Rio Grande do Norte (Assefit/RN), e o apoio da Servgráfica.

Artistas e obras

Carlos Sérgio Borges

Nasceu em 1962, em Natal. Formado em Educação Artística pela UFRN, foi sob a orientação de Thomé Filgueira e Alcides Sales que realizou as suas primeiras exposições. Já contabiliza mais de 500 participações em mostras – entre coletivas e individuais – no Brasil e no exterior. Como cenógrafo, figurinista e aderecista, soma uma enorme produção para espetáculos da cidade. No Quinta das Artes, Carlos Sérgio apresentará a Coletânea Inéditos, que consiste em seis trabalhos em acrílica sobre tela.

Valério Fonseca

O cineasta nasceu em Natal, mas foi no Rio de Janeiro que construiu a sua carreira. Passou pelo Tablado, Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Em seu currículo, contabiliza mais de 15 curtas-metragens, entre eles o poético Pegadas de Zila. Como ator, as suas participações mais recentes foram nas novelas Velho Chico e Apocalipse. Além do Rio, Fonseca morou em Roma, Londres e Cuba.

Rozeane Oliveira

Bailarina e pesquisadora em dança, a olindense é uma das idealizadoras do Coletivo CIDA e faz parte do sarau Insurgências Poéticas. No Quinta das Artes, dançará o solo Fragmentações.

Junior Dalberto

Nascido em 1961, em Natal, o dramaturgo, poeta e romancista é premiado internacionalmente. Dentre os feitos de destaque na dramaturgia, poesia e prosa, destacam-se as obras Borderline, Reféns nos Andes, Pipa Voada Sobre Brancas Dunas, A Barca de Caronte, Titina e a Fada dos Sonhos e Blattodea. Dalberto participará de um bate-papo, onde comentará o seu primeiro livro de poemas Leveza Infinita (2014).

Marize Castro

A poeta natalense nasceu em 1962. Formada em Comunicação Social pela UFRN, trabalha com jornalismo cultural. É também editora de livros e produz as próprias obras, que saem pela Editora Una. Estreou em livro com o volume Marrons Crepons Marfins, em 1984. Depois, publicou Rito (1993), Poço. Festim. Mosaico (1996), Esperado Ouro (2005), Lábios-Espelhos (2009), Habitar Teu Nome (2011) e A Mesma Fome (2016), o qual será tema de debate no Sarau Quinta das Artes.

Valéria Oliveira

Nasceu em 1969, em Natal. Cresceu ouvindo cantores populares como Ângela Maria, Clara Nunes, Luiz Gonzaga, entre outros. Em sua adolescência, teve contato com a obra de Elis Regina, João Bosco, Edu Lobo e Chico Buarque. Já se apresentou em projetos e circuitos, como o Seis e Meia (RN e PB), Circuito Cultural Banco do Brasil, Cosern Musical, a Feira da Música (CE), Projeto Cultural do Banco do Nordeste (CE) e o MPB Petrobras. Entre os registros fonográficos, destacam-se Impressões (1997), Valéria (2001), Lanterna do Futuro (2001), Canto Livre (2002), Imbalança (2004), Leve Só as Pedras (2007) e Em Águas Claras (2013). Apresentará no Quinta das Artes o pocket show Sacrário.

Luana Vencerlau

Atriz paraibana radicada em Natal. O início foi ainda na Paraíba no grupo TEABA. Em Natal continuou seu trabalho em grupos sediados no saudoso Teatro Municipal Sandoval Wanderley, ganhando o prêmio de melhor atriz no primeiro festival de artes cênicas. Os mais recentes trabalhos foram: Os Gigantes da Montanha, direção de Francesca Persico (espetáculo realizado no período de residência na Itália), Dom Casmurro, pela Cia. Monicreques, Os Perigos de Vitória e A Estrada, ambos com direção de Henrique Fontes, e A Barca de Caronte, dirigido por Diana Fontes, além do monólogo Ventre de Ostra.

Serviço:

Projeto Sarau Quinta das Artes
Auditório do IFRN – Cidade Alta. Avenida Rio Branco, 743.
Dia 27 de junho de 2019.
De 14h às 17h.
Acesso gratuito.

Sobre o autor

Redação

Obrigado pela visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *