Com seu conteúdo de caráter regional, a revista em quadrinhos CARCARÁ, não é apenas mais uma opção de leitura, pois ela já nasce com perfil de resistência e valorização da cultura nordestina. Assim, a forma como são mostrados os personagens históricos, as paisagens e os costumes foi a maneira que os autores encontraram para homenagear o lugar em que vivem e admiram.
CARCARÁ também é o nome de uma ave, um dos rapinantes mais comuns do Brasil, imortalizado na música de João do Vale, que o chama de águia do sertão, ele come ovos, pequenas aves, filhotes recém-nascidos de ovelhas, ou mesmo, carniça ainda fresca. Daí o famoso refrão: “CARCARÁ, pega, mata e come!”.
Nas páginas da revista, as histórias em quadrinhos transitam entre a linguagem mista (leitura escrita e visual) e outras sem texto que necessitam de uma reflexão sobre o imagético proposto.
Na HQ Desgovernados uma mosca intrusa contracena com uma dupla de palhaços.
Natal, feliz cidade é uma metáfora sobre sobrevivência no mundo selvagem que nos encontramos.
Perdas é uma trama histórica ficcional que mostra os sentimentos e às dúvidas que a guerra deixa nos amigos e familiares.
Em Aprendendo A Ver Além Do Olhar temos a transformação de um garoto da cidade grande diante das experiências num sítio do interior
Futebol, uma caixinha de surpresas, o esporte que é a paixão do brasileiro sob a ótica dos que costumam ser os meros coadjuvantes.
Na HQ Minha tarde ensolarada o autor usa o humor para denunciar o desrespeito às regras de convívio social, assim como, a intolerância e as consequências de tudo isso.
A revista CARCARÁ foi contemplada com o prêmio Evaldo Oliveira-HQ (que é uma homenagem a esse artista natural de Areia Branca e que desenhou o Recruta Zero durante 20 anos). O prêmio faz parte do edital realizado com recursos da Lei Aldir Blanc Rio Grande do Norte. Fundação José Augusto, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.
Revista Carcará – onde encontrar?
A revista mede 21cm x 28cm, tem 36 páginas (16 páginas coloridas e 16 páginas preto e branco). Os autores que participam na CARCARÁ são: Marcio Coelho, Gilvan Lira, José Veríssimo e Cláudio Oliveira.
Para adquirir a revista basta entrar em contato pelo e-mail
ma***********@ho*****.com
Pontos de vendas em Natal: Revistaria Cultural localizada nas lojas do supermercado Nordestão (Lagoa Nova e Cidade Jardim) e na Livraria Cooperativa Cultural (Campus UFRN).