reitor josé daniel diniz ufrn

O reitor e o violoncelo

Fabio Presgrave5 de junho de 2019Opinião, Artigos e Crônicas, , Image

O professor José Daniel Diniz é o novo Reitor da UFRN. Tem um histórico de administração impecável na Universidade e uma carreira científica invejável.

Em seu currículo Lattes vemos que realizou pesquisa de pós-doutorado no Department of Aeronautics and Astronautics da Stanford University de onde é Professor Visitante desde 2008.

As ultimas duas produções bibliográficas que participou foram “Effect of cold plasma treatment on recycled polyethylene/kapok composites interface adhesion. COMPOSITE INTERFACES” e “A novel invariant-based design approach to carbon fiber reinforced laminates. Composite Structures” em periódicos qualificados internacionais. Tem também sete patentes.

Há aproximadamente dois anos o professor Daniel conheceu o cello mais de perto em um concerto e decidiu aprender. Dentro do dia a dia de professor e administrador conseguiu espaço para a dedicação ao instrumento.

No dia 31 de maio, ao dar posse aos novos pro-reitores, tocou com o UFRN Cellos o ‘Lamento Sertanejo’ de Dominguinhos junto com seu professor de música Diego Paixão, egresso dos cursos da UFRN. Foi um mensagem poderosa de um cientista que não só ama a arte, mas a inclui na sua vida diária.

Nós, músicos, só poderíamos querer mais gestores públicos e da iniciativa privada que fossem violinistas, pianistas, clarinetistas, tubistas, pintores, poetas, enfim, gestores que entendessem os processos técnicos e interpretativos nas ciências, da administração e da poética da alma humana que é a arte.

Sobre o autor

Fabio Presgrave

Professor da UFRN. Estudou na Julliard School of Music em Nova Iorque. Se apresentou na Europa, Estados Unidos, Ásia e na Península Arábica. Atua em projetos sociais no Rio Grande do Norte e compõe a direção da Glomus Network.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *