Nesta quarta (23) o músico potiguar Rafael Jackson lança ”Ensaio dos Vendavais”, primeiro álbum solo de sua carreira. Compositor, multi-instrumentista e produtor musical, Rafael vive em Macaíba e atua no cenário musical de Natal em projetos autorais como Igapó de Almas, Diniz K9 e Felipe Wander.
O disco, lançado pelo selo Rizomarte Records, possui 10 canções de sua autoria e conta com as participações de Luísa Nascim, Clara Pinheiro, Aiyra, Dani Lucass, Jennify C., Sérvio Túlio, Alberi Jr. e Felipe Wander. Soma-se ao time o produtor musical Walter Nazário, responsável pela mixagem e masterização das faixas.
Aos 35 anos de idade, Rafael Jackson oferece ao ouvinte um trabalho maduro em termos sonoros e poéticos. Seu ”Ensaio dos Vendavais” combina três elementos fundamentais: a força poética e melódica de um cancionista inspirado; a sabedoria rítmica afro-brasileira e a sofisticação harmônica na construção dos arranjos. Variando entre diferentes atmosferas, as músicas narram vivências, pensamentos, sensações e questionamentos presentes no caminho de vida do artista. Por meio de experimentação com programações eletrônicas, percussão, sintetizadores e timbres de guitarra, o resultado é pop no melhor sentido do termo. Música preta contemporânea ao seu tempo, incisiva, que faz dançar e pensar.
Com cerca de trinta minutos de duração, o álbum ressoa a marca própria da sonoridade e da poesia de Rafael Jackson, e o faz através da presença constante do outro. Seja nas participações vocais, nas camadas sonoras, nos temas das canções ou nos diferentes estilos que as permeiam. Trata-se de uma história cantada em tom de afirmação, uma história que é individual, mas também é coletiva, que une passado, presente e futuro em seus versos e ritmos.
O processo criativo de ”Ensaio dos Vendavais” começou em meados de 2020 na Pandemia e se estendeu até o final de 2022, contando com apoio do Sebrae/RN na fase de finalização. As gravações aconteceram no home-studio de Jackson e no estúdio Tapete de Pavão. Alguns instrumentistas também foram convidados para adicionar elementos em algumas faixas, é o caso de Pedro Regada, Henrique Geladeira, Magno Alexandre, Tássio Viana, Carlos Tupy e Aiyra.
Nas palavras do próprio Rafael, o disco ”é uma realização como artista e como pessoa, foi construído em momentos muito intensos da minha vida, é a primeira vez que consigo falar sobre coisas sensíveis através da música. Além disso, o isolamento social na Pandemia possibilitou um momento meu mais íntimo com os processos de produção e gravação. Enfim, é um sonho realizado com muita gente especial envolvida”.
O sobrenome ”Jackson” veio de berço, sua mãe o escolheu em homenagem ao Rei do Pop, que sempre gostou de escutar. Em Macaíba, Rafael integrou a banda Macacos Elétricos em 2006 e Canaflor e Movimento em 2010. Em seguida partiu para uma viagem de dois anos ao Qatar, onde apresentou repertório de música brasileira em eventos na cidade de Doha. Em 2016 retornou para Natal e desde então vem lapidando suas criações como letrista, instrumentista e produtor, sempre colaborando com diversos projetos. ”Ensaio dos Vendavais” marca o início de uma nova fase em sua carreira, que logo ganhará os palcos da cidade com a apresentação ao vivo do álbum.
Ficha Técnica:
Direção e Produção Musical: Rafael Jackson
Participações: Luísa Nascim, Alberi Junior, Clara Pinheiro, Jennify C., Dani Lucass, Aiyra, Felipe Wander e Sérvio Túlio
Instrumentistas Convidados: Pedro Regada (Teclados em COTOVELO), Henrique Geladeira (Guitarra e sintetizador em CORPO DESTINO), Aiyra (Percussão em CORPO DESTINO e PREÇO), Carlos Tupy (Guitarra em PREÇO) e Walter Nazário (Sintetizador/Baixo em SEGREDOS DA MINHA IDADE, guitarra em UM QUARTO, programação de beat em ENTRA), Tassio Viana (Programação de beat/ sintetizador em BAILE DE PÉ NO CHÃO), Magno Alexandre (Baixo em AFAGO) e Sérvio Túlio (sintetizador em GAVETAS).
Mixagem e Masterização: Walter Nazário
Estúdios: Tapete de Pavão e Janela
Direção de Fotografia: Pedro Medeiros e Karla de Oliveira
Stylist: Jennify C.
Design Gráfico (Capa): Marília Soares
Selo e Assessoria de Comunicação: Rizomarte Records
Apoio: Projeto aprovado no Edital de Economia Criativa 2022, SEBRAE/RN