Projeto “Mundanidades” promove formação gratuita sobre arte, ecologia e coletividade

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O projeto MUNDANIDADES dá continuidade à pesquisa “Estudos para a Fuga” e propõe um potente espaço de intercâmbio entre artistas visuais de diferentes cidades, com foco nas conexões entre arte contemporânea, crise ecológica e práticas coletivas. A iniciativa será realizada na Zona Oeste de Natal (RN), com programação híbrida e gratuita.

“MUNDANIDADES é, antes de tudo, um convite à experimentação e ao diálogo. Um campo fértil onde práticas artísticas se entrelaçam com modos de vida, crítica ambiental e imaginação coletiva — abrindo caminhos para novas formas de existir e criações em coletividades.”, afirma Sanzia Pinheiro, coordenadora e produtora do evento.

A proposta metodológica do projeto baseia-se na investigação de poéticas sobre os desafios contemporâneos relacionados ao esgotamento da modernidade, à separação entre natureza e sociedade e às urgências da crise ecológica. O objetivo é promover trocas de saberes e repertórios entre artistas locais e de outras regiões do país, ampliando estratégias de criação, pesquisa e atuação coletiva.

“O projeto surgiu a partir de estudos realizados por mim e por Sanzia. Nasci e me criei na zona oeste, tenho uma relação profunda com esse lugar. Desejo que o Mundanidades, por meio de diálogos, trocas de conhecimentos com a comunidade e saberes sobre arte, possa agregar cultura à vida local. Que seja também um movimento de resgate das manifestações populares”, afirma Diego Dionísio, coordenador e produtor do evento, que vai ministrar a oficina “Aparições multiespécies: poéticas da coexistência”.

As inscrições acontecem via formulário online, que pode ser acessado no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/1_quOfd88n1BoVS3J7e641qJsJSjdwGtZm-OK3ZJtpEo/viewform?edit_requested=true

PROGRAMAÇÃO

A programação inclui um seminário híbrido com dois encontros online — dedicados a rodas de conversa entre os artistas — e um dia presencial de convivência imaginativa e criativa no bairro da Cidade da Esperança, com oficina, roda de capoeira e experimentações estéticas abertas ao público. A atividade acontece na tenda do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), no bairro Cidade da Esperança e vai  unir participantes do projeto e moradores da comunidade. O produto das oficinas será reunido num catálogo digital com registros das trocas, vivências e criações geradas durante os encontros. 

Encontros virtuais:

15 DE AGOSTO

Relações Interespecíficas, com Ana Beatriz (RJ) e Lyz Vedra (CE)

22 DE AGOSTO

Entrelaçamentos entre terra e rio, com Alexandre Américo (RN) e Davi Jesus (MG)

Encontro presencial:

29 DE AGOSTO Cidade da Esperança, Natal/RN (CEMURE)

Sanzia Pinheiro (RN) e Diego Dionisio (RN) – Roda de conversa 

Diego Dionisio – Oficina “Aparições multiespécies”.

Grupo de Capoeira Brasil – Samba de roda e capoeira

O Projeto Mundanidades é executado pelo coletivo Bolide 1050 e foi contemplado na categoria de fomento, capacitação e formação em Artes Visuais pelo Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) de Natal. Saiba mais sobre as atividades acessando o instagram: https://www.instagram.com/mundanidades/

Equipe do Mundanidades: 

Diego Dionisio – Coordenação e produção.

Sanzia Pinheiro  – Coordenação e produção 

Vinicius Bezerra – Designer

Richardson Souza – Comunicação

Gostavo Souza – Fotógrafo

Lígia Pracías – Fotógrafa

Sheila Almeida – Intérprete de libras

Rogério Hakkinen – Intérprete de libras

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.