“Um muro, uma história” é um projeto apresentado pelo produtor cultural Luiz Paulo (Umara) que propõe uma intervenção artística urbana fazendo uso da projeção para ocupar e modificar a paisagem da cidade de Natal.
O objetivo é contribuir para a preservação e a valorização do Patrimônio Cultural e da memória do município.
Será projetado em muros de prédios históricos o trabalho incrível do grafiteiro, caricaturista e multiartista, Erre Rodrigo. Seus traços irão contar um pouco da história desses espaços, fortalecendo a relevância social, econômica e urbana do centro histórico da cidade.
Relação com a cidade
Esta iniciativa surgiu como uma alternativa ao contexto da pandemia da COVID 19, que afetou a nossa relação com a cidade com consequente diminuição de circulação de pessoas pelo espaço público e, em especial, pelo centro histórico.
“Um muro, uma história” aposta no impacto visual das projeções, que trazem a possibilidade de transformação do cotidiano e reflexão social, realizando intervenções nas fachadas do Museu Café Filho, Memorial Câmara Cascudo e Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – que são importantes elementos do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal.
Registros disponibilizadas na net
As projeções serão disponibilizadas gratuitamente à população de forma remota através das redes sociais (facebook, instagram e youtube) do projeto @KurtanaKombi, no período de 16 a 18 de dezembro.
Acompanhe, conheça e valorize o patrimônio cultural potiguar, pois é através dele que são contadas as muitas histórias do seu povo.
“Um muro, uma história” é um projeto contemplado na Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural pela FUNCARTE – Prefeitura do Natal/RN, que conta com o apoio cultural do Projeto Kurta na Kombi, Fundação José Augusto e Governo do Rio Grande do Norte.
FOTO: Homer Films