RUX reúne nata de músicos potiguares em dois shows nesta quarta e quinta

RUX

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

As cidades de Ceará-Mirim e São Miguel do Gostoso serão as privilegiadas em receber o projeto circulante RUX, nesta quarta e quinta, respectivamente. O RUX é um experimento musical instrumental inspirado no Brasil, mas de olho na África, no groove americano linkado ao que tem sido feito no new jazz pop incensado nos festivais mundo afora.

Em Ceará-Mirim o show será apresentado no Centro Patativa de Assaré, às 17h. E em São Miguel do Gostoso, na Rua da Xêpa, às 21h, com participação especial da banda Camarones Orquestra Guitarrística. Ambos gratuitos.

Para essas apresentações nas quatro cidades potiguares, o projeto recebeu o apoio do Edital de Economia Criativa do Sebrae, agregando outras artes e workshops. Além de Ceará-Mirim e São Miguel, o RUX já se apresentou em Pipa e na cidade de Santa Cruz.

O RUX nasce da união do baterista Silvio Franco com a jovialidade tecnológica dos beats eletrônicos e percussão de Yves Fernandes, e de nada menos que a genialidade, arranjos e criatividades do baixista Sergio Groove.

Sergio Groove

Dentro de seus 30 anos de carreira, Sergio tem uma característica própria, considerado uma referência no contrabaixo brasileiro da atualidade. Participou de diversos festivais instrumentais nacional e internacional, sendo ganhador de diversos prêmios.

Sérgio arranjou e tocou em mais de 200 álbuns e possui gravado 14 trabalhos autorais, entre CDs e DVDs. Em 2010, a convite do professor de baixo
acústico Jim Stinnett, da renomada escola de música de Boston/USA, a Berklee College Of Music, participou do Festival de Contra Baixo Bass Work Country. A partir daí lecionou durante dois anos na Berklee como professor convidado, compartilhando suas técnicas próprias no contrabaixo com conteúdos rítmicos brasileiros e internacionais.

Silvio Franco

Baterista, percussionista e produtor musical Silvio Franco é também técnico de som formado no Instituto de Áudio e Vídeo (IAV) de São Paulo, Brasil, e na Escola de Tecnologia Inovação e Criação (ETIC) em Lisboa, Portugal.

Como músico experiente com mais de 35 anos de bateria e percussão, Silvio gravou em mais de 40 álbuns com artistas de diversos estilos musicais. Em seu currículo, ainda tem experiência como coordenador e professor da ONG Ilha de Música, da comunidade da África no Bairro da Redinha, Natal.

Yves Fernandes

Yves Fernandes, baterista, percussionista, programador e multiartista, traz sua criatividade musical e tecnológica para os sons do RUX em tempo real. Jovem, mas com experiência musical de longa idade, tem experiência musical como a banda Camarones Orquestra Guitarrística, carregando em sua bagagem, turnês internacionais.

Técnico responsável pelo Estúdio DoSol (Natal/RN), é também Produtor Cultural e Técnico de Gravação. Já participou de trabalhos de grandes nomes da música potiguar, como Potyguara Bardo, Plutão Já Foi Planeta, Sueldo Soaress e outros.

Álbum RUX

O álbum Rux foi lançado pelo Selo Dosol em março de 2022 com direção artística de Anderson Foca, estando disponível no streaming de música BandCamp.

No mês seguinte, o grupo estreou no Festival DoSol em Natal, com um show instrumental experimental maduro, com competência para rodar o Brasil e o mundo com essa linguagem. Disponível no Youtube/dosoltv , o show conta com o encaixe criativo dos músicos com experimentações ao vivo, fazendo o público se deleitar sonoramente e corporalmente.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês