Prêmio Nísia Floresta de Literatura destaca negritude brasileira

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP, o Museu Nísia Floresta e o Pontão de Cultura e Comunicação lançam oficialmente no próximo dia 07/10, terça-feira, a segunda edição do Prêmio Nacional Nísia Floresta de Literatura, que em 2025 tem como tema “Negritude Brasileira”. 

O concurso celebra a memória e o legado da escritora potiguar Nísia Floresta, considerada a primeira feminista da América Latina; que também defendeu na vida e em suas obras os direitos das pessoas negras. A iniciativa ainda homenageia a força da literatura de cordel como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e é parte de uma campanha de valorização da cultura negra. O lançamento acontece de forma virtual, às 19h, nos canais do YouTube @cecoprn e @redepotiguardetv.

A premiação é voltada a poetas e poetisas brasileiros, com idade igual ou superior a 18 anos, que apresentem obras inéditas em cordel. As inscrições são gratuitas e estarão abertas de 07 de outubro a 07 novembro de 2025, exclusivamente pelo e-mail pr*****************@***il.com. Cada participante poderá inscrever um único trabalho, respeitando as normas estabelecidas no edital disponível no site www.premionisiafloresta.com.br.

O Prêmio busca reconhecer e valorizar a produção cordelista contemporânea, incentivando a difusão da cultura popular e destacando a importância da herança afro-brasileira na construção da identidade nacional. Além da relevância artística, o concurso reforça o papel do cordel como instrumento de resistência, combate ao racismo e promoção da igualdade.

A iniciativa premiará cinco autores, totalizando R$ 15 mil em prêmios. Os 20 melhores textos classificados serão reunidos na publicação Coletânea Poética – 2ª edição. Essa obra terá  exemplares destinados aos autores selecionados e será distribuída junto a instituições culturais e educativas.

O Prêmio Nacional Nísia Floresta de Literatura conta com apoio de instituições e programas culturais de alcance nacional. Os recursos são provenientes do Festival Literário de Nísia Floresta – IV Edição, aprovado no edital Transformando Energia em Cultura 2024, da Neoenergia Cosern em parceria com o Instituto Neoenergia e apoio técnico da Baluarte Cultura. O projeto é uma iniciativa selecionada no Programa Cultural Câmara Cascudo, e conta com  a parceria do Instituto Unibanco, da Imaginable Future, fortalecendo ações de equidade étnico-racial e o Pontão de Cultura e Comunicação, projeto vinculado ao Ministério da Cultura.

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana

Sergio Vilar
Visão geral da privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.