A tradicional Peregrinação de Sant’Ana da Caravana Ilton José de Souza Pacheco, que acontece desde 2000, abre uma janela de oportunidade para que o Seridó crie uma rota de peregrinação permanente. Os peregrinos de Sant’Ana percorrem a pé, anualmente, o trecho que liga as duas cidades que tem Sant’Ana como padroeira: Caicó e Currais Novos. O trajeto que passa por Acari, Cruzeta e São José do Seridó é marcado por muita espiritualidade e manifestações culturais.
Com a melhoria na infraestrutura dessas localidades, essa rota poderia se tornar permanente, atraindo turistas que quisessem percorrer o trajeto a pé ou de bicicleta, aproveitando também o cenário rural com a culinária, a música e o artesanato do Seridó.
“Compostela é um grande exemplo de rota para peregrinos. O Seridó tem uma dimensão de fé considerável e o turismo religioso pode se tornar alternativa para o desenvolvimento de novos produtos turísticos”, destaca Josemery Alves, professora do Departamento de Turismo da UFRN e integrante do grupo Peregrinos de Sant’Ana.
A caicoense Josemery Alves será uma das expositoras do 1° Fórum de Turismo Religioso do Seridó e o tema da sua apresentação será bem especial para o mês de julho: “Peregrinos de Sant’Ana: manifestação de fé no sertão do Seridó”.
Doutora em Recursos Naturais pela UFCG, com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa (ISEG/Ulisboa), Josemery também tem graduação e mestrado em Turismo (UFRN). Sua experiência é na área de Turismo com atuação em projetos de ensino, pesquisa e extensão com ênfase em desenvolvimento regional e gestão de eventos.
O Fórum acontecerá de forma virtual durante a Festa de Sant’Ana 2021 e é uma realização da ADESE, Diocese de Caicó e curso de Turismo da UFRN em Currais Novos. As inscrições e submissões de trabalho podem ser feitas diretamente na página doity.com.br/