Após o sucesso das edições de 2019 e 2020 e com o fim das restrições a encontros e reuniões presenciais, este ano a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte (ACCiRN) retoma o projeto Oscar com Crítica, um evento para reunir os cinéfilos de Natal em torno da transmissão do Oscar. O evento acontece no próximo domingo (12), a partir das 19h, com um “esquenta” para a premiação, seguido da transmissão do tapete vermelho e da cerimônia do Oscar.
A programação da festa começa com um quizz em que os participantes devem defender seus favoritos a levar as estatuetas de melhores do ano na maior premiação do cinema hollywoodiano. A ideia é que o público escolha seus vencedores a partir da habilidade dos participantes do jogo em defender seus filmes preferidos.
Em seguida, a ACCiRN realiza a entrega de certificados para os Melhores do Ano 2022 e exibe dois curtas potiguares: Não Nos Deixeis, de Davi Revoredo, e Bucho de Peixe, de Johann Jean, que após e estreia em janeiro na prestigiada Mostra de Cinema de Tiradentes, agora tem sua primeira exibição na sua terra natal.
Tudo isso bem acompanhado dos sanduíches veganos especialíssimos do Goodala e de muito bom papo, como deve ser em qualquer festa de premiação.
O evento marca o retorno das atividades presenciais da ACCiRN e pretende unir cinéfilos de todo o RN para, coletivamente, aclamar o cinema potiguar, assistir ao Oscar e, principalmente, celebrar a sétima arte. A programação começa às 19h e termina após o anúncio do último vencedor da noite.
Oscar 2023 no Goodala com a Associação de Críticos de Cinema do RN
19h Quiz sobre os filmes na disputa pelo Oscar (com brindes)
19h45 Anúncio e entrega dos certificados dos Melhores do Ano 2022 pela ACCiRN
20h Exibição de Não Nos Deixeis (curta dirigido por Davi Revoredo)
Exibição de Bucho de Peixe (curta potiguar inédito em Natal dirigido por Johann Jean)
20h40 Transmissão do Tapete Vermelho
21h Transmissão da Cerimônia do Oscar 2023
Sinopses dos curtas que serão exibidos:
Não Nos Deixeis: Uma família sobrevive a uma extinção em massa da população humana. Ao fugirem, eles se abrigam em uma casa velha e isolada na zona rural, onde com o passar dos anos tentam lidar com o peso de suas próprias existências.
Bucho de Peixe: Uma família ribeirinha vive em um ambiente hostil, às margens da sociedade, e tem dificuldades de lidar com os mistérios que envolvem a lenda do boto cor-de-rosa e como isso afeta seus destinos.