Conheça o filme potiguar na mostra de longas-metragens do Cine Fest RN

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

A curadoria do Cine Fest RN selecionou cinco longas-metragens para concorrer na mostra competitiva desta primeira edição do festival. E para surpresa até dos organizadores, um filme potiguar está na competição. Além do drama ‘Açúcar’ (PE), do documentário ‘Torquato Neto – Todas as Horas do Fim’ (RJ), da premiada ficção ‘Arábia’ (MG) e do suspense ‘Nó do Diabo’ (PB), está o drama potiguar ‘O Mistério das Noites Brancas

O filme é inspirado no conto homônimo do escritor russo Dostoiévski, a partir da viagem do diretor Lucas Fernandes à cidade de São Petersburgo, na Rússia. Em entrevista ao programa Conexão Potiguar, o jovem cineasta, então estudante-concluinte do curso de Radiologia da UFRN, disse que encontrou na Rússia uma efervescência cultural intensa que o inspirou a buscar novos meios de produzir cultura em Natal (assistam o teaser do filme mais abaixo).

No conto Noites Brancas há uma relação romanceada entre O Sonhador e Nástienka, nas noites brancas de São Petersburgo, que durante o verão praticamente não anoitece. No drama potiguar, a relação se dá entre o misterioro e conservador professor universitário Alexander Vladmirovich, de origem russa, e o problemático aluno Iuri Araújo. Tudo ambientado e filmado em Natal e com elenco de alunos e professores da própria universidade.

Allana Carvalho

Além de Lucas Fernandes, ‘O Mistério das Noites Brancas’ tem a direção de Rebecca Pelágio e Lito Trindade. No elenco, são protagonistas Olavo Bessa e Allana Carvalho. O longa, finalizado este ano, de forma independente, conta 76 minutos e tem censura de 14 anos. A data de exibição no Cine Fest RN ainda será agendada, entre os dias 25 e 28 de abril, quando acontecem as mostras de curtas e longas-metragens, sempre a partir das 19h e com acesso gratuito.

Alguns mais atentos à programação do Cine Fest RN podem ter sentido falta do anunciado longa-metragem ‘Gabriel e a Montanha’ (RJ), mas a produção do festival sacou o filme por já ter sido exibido em circuito comercial, diferente, por exemplo, de ‘Arábia’ e ‘Torquato Neto’, exibidos apenas em festivais daqui e alhures. Ainda assim, os organizadores têm buscado mais uma sala para exibição deste filme e um outro ainda surpresa.

Além de O Mistério das Noites Brancas, outro filme potiguar estará na programação, mas sem participação na mostra competitiva e sim como filme de abertura do evento. É Nova Amsterdã, um longa com cinco anos de produção, dirigido por Edson Soares e com elenco mesclado entre atores globais e locais. O filme conta a história da invasão holandesa no Rio Grande do Norte e também terá estreia durante o Cine Fest RN, dia 24 de abril.

Confira o teaser de O Mistério das Noites Brancas:

https://www.youtube.com/watch?v=-xjbYf-83ko

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *