“Natal Cena 90: fanzine, poesia & roquenrol”, organizado pelo escritor, dramaturgo e professor Pablo Capistrano, resgata a cena alternativa noventista em uma espécie de coletânea de material underground produzido e publicado na época, precisamente entre os anos de 1991 e 1995, exatamente o período de surgimento e atuação do coletivo cultural Sótão 277, responsável pela produção de uma série de fanzines e plataformas para artistas do teatro, da poesia e da literatura natalense.
O livro traz toda uma contextualização da cultura underground dos anos 90 a partir da junção de material fac-similar (fotografia do texto original), como fanzines, entrevistas, textos, poesias e fotos publicados de forma independente ou na imprensa, como nos periódicos Diário de Natal e Tribuna do Norte.
“A cena do fanzine estava muito articulada com as bandas da época, como Florbela Espanca, General Lee, Modus Vivendi… A gente (integrantes do Sótão 277) sempre frequentava os shows deles e distribuíamos os zines por lá. E isso tudo está bem retratado no livro”, contou Pablo ao nosso blog. E além dos fanzines, textos de Marize Castro, Paulo Augusto, Carlão de Souza e outros, publicados nos jornalões também integram o material fac-similar da coletânea.
“Tem também dois textos da professora Ilze Matias sobre o próprio Sótão 277, publicados em fanzine. Ainda uma entrevista da jornalista Sheyla Azevedo com os integrantes do Sótão, tem fotos da época, produzidas por Henrique José, Marcelo Andrade e outros”, acrescenta Pablo.
O prefácio do livro é assinado pelo crítico literário e músico Alexandre Alves. A orelha é do historiador e professor Artemílson Lima, em uma troca de figurinhas já que Pablo também colaborou com o livro Escalada da Contracultura, de Artemílson, que trata do movimento marginal da década de 80 em Natal. Capa do designer Márcio Simões, da editora Sol Negro. E ainda assessoria editorial do jornalista Alex de Souza.
A pré-venda de “Natal Cena 90” já está liberada, mas o lançamento propriamente dito será no próximo dia 12, no Sebo Gajeiro Curió, no Mercado de Petrópolis. A edição é limitada. O preço é de R$ 60 e o pagamento é via pix 307 334 134-04 Oreny Pires de Souza Júnior (Banco do Brasil). Contato: 84 99606-8957.
