Nas águas do amor e da ancestralidade: Tiquinha Rodrigues lança videoclipe estrelado por Yalorixá

tiquinha rodrigues

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Na próxima quinta-feira (20/02) Tiquinha Rodrigues lança seu mais novo videoclipe, uma obra realizada a muita mãos e repleta de sutilezas que emocionam a cada frame. Cantora, compositora, atriz, rabequeira e violinista, a artista potiguar fez do momento um rito de celebração à vida e trouxe para a cena nada menos que a sua mãe, a Yalorixá Terezinha de Ogun Ribavan, que estrela o videoclipe de A Benção de Las Madres. A produção conta com direção compartilhada entre Jane Gregório, Rita Machado e Adolfo Ramos. 

Originalmente lançada no álbum Tica (2021), a música foi composta durante a pandemia, diante de um clima de solidão e angústia, e surgiu enquanto Tiquinha se banhava, sentindo saudades da sua mãe e pedindo proteção. Segundo a artista, “a música nasceu como uma oração, através da conexão com as águas e do seu poder regenerativo. Então vinha essa energia da mãe, como uma música de cura, de rezo e que representa uma grande benção pra mim.” Buscando potencializar a sonoridade, o clipe apresenta uma nova gravação da música, num sentido mais rock and roll e vibrante do que a versão anterior, com diversas participações femininas que juntas entoam em coro a canção como num mantra. É sob essa força da coletividade, do elo comunitário, dos sorrisos e do cuidado espiritual que o videoclipe se desenvolve, em um roteiro inspirado feito por Tiquinha e Jane, sua irmã. 

Nascida em Carnaubais, Terezinha Gregório Rodrigues foi iniciada na jurema sagrada na cidade de Macau. Anos depois mudou-se para Natal, onde foi iniciada nas tradições jeje e ketu por Babá Rivaldo Alipio de Macedo, no Ilê Axé Yemanjá Ogunté, recebendo o cargo de Terezinha de Ogun Ribavan. Em seguida abriu sua própria casa, com trabalho de atendimento espiritual e caridade na Cidade da Esperança, a casa de Umbanda Cabôco Boiadeiro. Na imagem vemos a família reunida, Dona Terezinha ao centro, Tica sentada no chão, Francicleide Gregório (à esquerda) e Jane Gregorio (à direita). (Foto: Mylena Sousa)

Um dos diretores, o Babá Adolfo (Ilé Àṣẹ Ògún Bíọlà) comenta que o trabalho “fala de uma grande matriarca e de suas filhas, e fala de culturas e de religiosidades. Sem necessariamente estar centrado em uma única religião”. Mais do que um relato autobiográfico, A Benção de Las Madres propõe um mergulho nas águas de uma mãe universal, com Dona Terezinha representando um bocadinho de todas as mães e Tiquinha compartilhando a força de sua expressão como atriz. Nas palavras de Rita Machado “esse clipe é um dos mais importantes na minha trajetória, pois nele tive a honra e o prazer de estar ao lado de dois artistas que admiro demais: Jane Gregório e Adolfo Ramos. Estivemos em um set de muito amor e carinho e com uma equipe incrível que somou por demais em cada detalhe da feitura dessa arte. Cada dia de gravação era uma festa de acolhimento e é isso que vocês poderão ver no clipe. Ele certamente transparece cada sorriso e cada gostosura que vivemos com sabor de bolo quentinho em mesas fartas de amor e carinho. Simbora assistir com a gente!” 

Fica aqui o convite para assistir A Benção de Las Madres no Youtube, a partir do dia 20/02.  

Disponível Aqui 

Escute nas plataformas digitais

Ficha Técnica Videoclipe: 

Roteiro: Tiquinha Rodrigues, Rita Machado, Adolfo Ramos,  Jane Cleide Grigorio

Direção: Rita Machado, Adolfo Ramos e  Jane Cleide Grigorio

Produção Executiva e Direção de Produção: Carol Carvalho

Assistente de Produção: Juliana Gregório

Direção de Fotografia: Rita Machado e Adolfo Ramos 

Assistência de Direção: Jonhkat

Making Off Foto e Still: Mylena Sousa

Direção de Arte:  Adolfo Ramos e  Jane Cleide Grigorio

Assistência de Arte:  Izael Barbosa

Figurino:  Jane Cleide Grigorio

Maquiagem: Juliana Gregório

Elenco:  Tiquinha Rodrigues, Terezinha Gregório Rodrigues (Dona Terezinha), Francicleide Gregório, Maria Clara Grégorio, Mariana Moreira, Jane Cleide Grigorio, Juliana Clarissa Gregorio, Maria Flor Rodrigues, Kaline Catrario, Thalita Samara de Lima Silva.

Montagem: Rita Machado e Tiquinha Rodrigues

Edição, Finalização e Coloração: Rita Machado

Acessibilidade: Somar Comunicação e Acessibilidade

Voz: Bárbara Freire

Cozinheira: Kaline Catrario 

Ficha Técnica Música:

Letra,  Composição e Voz:  Tiquinha Rodrigues

Guitarra e Baixo:  Toni Gregório

Bateria:  Kleber Moreira

Vocais:  Ângela Castro, Ana Tomaz e Tiquinha Rodrigues

Vocais Finais:  Tiquinha Rodrigues, Ângela Castro, Ana Tomaz, Jane Cleide Gregório, Maria Antônia Rodrigues Vieira, Tânia Brisanti Ferreira, Ananda Brisanti Ferreira Santos, Krishna Samadhi Brisanti Ferreira Baracho, Maria Flor Rodrigues, Juliana Clarissa Gregorio

Produção Musical: Toni Gregório

Mixagem  e Masterização: Toni Gregório

Selo e Assessoria de Imprensa: Henrique Lopes (Rizomarte Records)

Coordenação Geral: Carol Carvalho 

Assessoria de Mídias: Claudia Mariana

Agradecimentos: Agradeço ao universo , aos orixás, à minha família e a todos que vieram antes. Asè.
Patrocínio: Fundação José Augusto, Secretaria de Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo,  Ministério da Cultura e Governo Federal Realização: DALE! Produções Culturais

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana