Museu do Seridó expõe acervo de arte sacra durante Festa de Sant’Ana

museu do seridó

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O Museu do Seridó (MDS), vinculado ao Centro de Ensino Superior do Seridó/UFRN – Campus de Caicó e à Rede Universitária de Museus da UFRN (RUMUS), realiza sua segunda exposição virtual, com o tema “Devoções do Seridó: A fé em tempos de isolamento”, disponível em português e inglês.

O Museu do Seridó se faz presente, uma vez mais, nas ações referentes aos festejos de Sant’Ana, a padroeira da região seridoense, considerada patrimônio cultural pelo Instituto Patrimonial Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O MDS se propôs montar a exposição Devoções do Seridó a partir de peças de seu acervo de Arte Sacra e conta com a imagem primitiva de Sant’Ana, cedida pela Catedral de Caicó.

Devoções do Seridó

A exposição, organizada em três módulos, dialoga com uma das devoções religiosas do povo seridoense e reflete sobre suas práticas durante o primeiro ano do isolamento social, por conta da circulação da COVID-19.

O primeiro módulo: Devoção à Sant’Ana, tem como destaque a primeira imagem de Sant’Ana do Seridó. Datada de 1735, esta peça constitui um marco na devoção dedicada à Ana, mãe de Maria, avó de Jesus, segundo os preceitos bíblicos cristãos.

Na sequência, o módulo “Gerações”, faz um resgate sobre a fé católica desde os primórdios do Seridó e como Sant’Ana esteve presente, desde o início destas devoções católicas até os dias atuais. Através das representações imagéticas, a trindade Ana, Maria e Jesus sempre esteve presente em muitos lares sertanejos.

O terceiro e último módulo, intitulado “Devoções em Isolamento”, traz o grande diferencial, pois apresenta um olhar direcionado aos altares particulares. A equipe curadora convidou três pessoas devotas para narrarem sobre sua fé e suas experiências, em um momento em que os templos não poderiam acolher os fiéis, por isso, cada casa tornava-se um templo vivo.

A Web Exposição conta, também, com vídeos tanto da curadoria, como dos três entrevistados que, nas suas narrativas de fé e devoção, farão o visitante refletir acerca da discussão contemporânea sobre a fé católica e as dinâmicas históricas e socioculturais.

A conexão da comunidade e suas crenças com o espaço museal se faz fundamental, sobretudo, em torno das manifestações da fé em contexto pandêmico e a transmissão de suas práticas através das gerações.

O projeto expográfico virá a ser continuamente ampliado a partir das interações com o público, conferindo caráter dinâmico ao trabalho, na construção de sua narrativa e nas ações educativas.

A iniciativa fortalece os vínculos entre a sociedade e os espaços de memória, via UFRN, que está presente na cidade através do MDS. A equipe organizadora da exposição foi constituída por profissionais da UFRN em Caicó (CERES), Currais Novos (FELCS), e Natal (Departamento de História (CCHLA e Museu Câmara Cascudo).

A abertura oficial acontecerá durante o I Fórum de Turismo Religioso do Seridó, com transmissão no YouTube do Fórum de Turismo Religioso do Seridó no dia 28 de Julho de 2021, às 16h. A partir desta data, a exposição estará disponível no endereço www.museudoserido.ufrn.br

Outras informações sobre a exposição podem ser encontradas na rede social do Museu @mds.ufrn, pelo e-mail museudoserido.ufrn@gmail.com ou whatsapp do museu (84) 9 9229-6575.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês