O Conselho de Administração da Ufersa (CONSAD) aprovou por unanimidade a criação da Pinacoteca e Memorial ESAM UFERSA – PIM. A decisão foi tomada durante a 5ª Reunião Extraordinária, na manhã desta terça-feira, dia 26. O próximo passo será o envio da pauta para apreciação e deliberação do Conselho Universitário (CONSUNI).
A PIM ficará instalada no Prédio Central, Lado Oeste do Campus Mossoró. A escolha do espaço privilegia as características históricas da construção, que, inaugurado em 1967, foi o primeiro prédio erguido para sediar a ESAM, instituição que dá origem à Ufersa. O espaço está em obra para adequação e melhoria das instalações, em um aporte superior a R$ 400 mil de investimento oriundo de Emenda Parlamentar.
Com a conclusão das obras prevista para o último trimestre deste ano, o espaço deverá receber mais de mil obras de artes, incluindo pinturas, esculturas, objetos adquiridos por doação e por compra, ao longo dos últimos 30 anos, pela professora aposentada da Ufersa, Isaura Amélia.
Já o Acervo da Esam – Ufersa será formado por fotografias, documentos em vídeos, reportagens, recortes de jornais, documentos históricos e objetos como placas, troféus, livro de ouro, livros de atas que dão conta da criação e dos primeiros anos de funcionamento da ESAM, no que concerne a sua diretoria, corpo docente, discente e técnico administrativo.
Durante a reunião do CONSAD, a Sala dos Conselhos, instalada no Prédio da Reitoria, foi ocupada por diversos quadros sob assinatura de artistas mossoroenses, muitos deles, por sinal, acompanharam a reunião presencialmente A professora Isaura Amélia, presidente da comissão de implantação do equipamento, ressaltou a importância do espaço cultural para história da instituição.
Membros da Comissão – Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia (Presidente); Francisco Xavier de Oliveira Filho; Rodrigo de Almeida Leite; Maria Aridenise Macena Fontenelle; Paolo Américo de Oliveira; Monique Lessa Vieira Olímpio; Anna Cristina Andrade Ferreira; Antônio Carlos Leite Barbosa; Maria do Carmo dos Santos Galdino de Andrade; Tamms Maria da Conceição Morais Campos; Nícolas Matheus da Fonseca Tinôco de Souza Araújo; Gerciane Maria da Costa Oliveira; Francisca Saldanha de Medeiros; e Higo da Silva Lima.
A reunião foi presidida pela professora Ludimilla Carvalho Serafim de Oliveira, reitora da Ufersa. A relatoria do texto ficou a cargo da professora Simone Maria da Rocha, com emendas apresentadas pelos conselheiros José Albenes Bezerra Júnior e Rannah Munay Dantas da Silveira.
———-
Matéria publicada, originalmente, no portal da Ufersa
1 Comment
[…] Leia ainda: “Mossoró ganhará Pinacoteca e Memorial” […]