Nova exposição e arraiá celebram mês junino na Galeria Margem nesta sexta

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

A Galeria Margem Hub apresenta, neste mês de junho, sua mais nova exposição, “Alavantu”. A mostra conta com obras de seis artistas de diferentes linguagens e propõe um diálogo entre festejos juninos e a arte contemporânea. A vernissage acontece nesta sexta-feira (21), a partir das 18h, na própria Galeria Margem (Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova).

A abertura da exposição acontece junto com a primeira festa junina do Margem Hub, o Arraiá do Margem, proporcionando uma noite de arte e celebração cultural. A entrada é gratuita, com ingressos disponíveis no Sympla até as 12h da sexta-feira (a partir das 19h30 a entrada vai sendo liberada para quem não conseguiu retirar o ingresso).

A programação da noite começa com a recepção do público pelos artistas e curadoria, seguido pela apresentação musical do grupo Fuxico de Feira. E na sequência, às 22h, discotecagem com Augustotonto.

Expressões populares e arte contemporânea

A exposição “Alavantu” busca oferecer uma experiência única ao explorar a riqueza das festas juninas através do olhar contemporâneo de seis artistas: Aldenor Prateiro, Ilanna Thalma, Jean Lopes, João Oliveira, Letícia Paregas e Meysa Medeiros. A curadoria é de Paula Lima, que reuniu em um diálogo aberto trabalhos em pintura, fotografia, gravura, assemblage e escultura, explorando o imaginário da cultura popular nordestina, tão forte neste mês de junho.

Meysa Medeiros, por exemplo, captura a espiritualidade e a devoção presentes nas celebrações juninas através de seis fotografias monocromáticas da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, no ensaio “Relicarium”. Ilanna Thalma utiliza bordados e assemblages para evocar a fertilidade e a espiritualidade, enquanto João Oliveira transforma o movimento do fogo em poesia visual com suas fotografias expandidas que exploram o contraste entre luz e sombra.

Jean Lopes, por sua vez, enche o espaço com um céu multicor, repleto de bandeirinhas e balões, criando uma atmosfera de nostalgia e alegria. Letícia Paregas traz a força do imaginário popular com suas xilogravuras, abordando temas de gênero e sexualidade, a partir de uma reflexão sobre a figura de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Aldenor Prateiro, em “Mandinga do Campo”, apresenta uma escultura detalhada que critica a persistência da pobreza e explora mitos populares, como a lenda da cobra preta que amamenta.

A mostra conta com audiodescrição, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência visual. A exposição “Alavantu” é uma realização do Margem Hub e da curadora Paula Lima, com apoio da Prefeitura do Natal, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal. A mostra estará aberta ao público até o final de julho de 2024.

Para mais informações, visite nossas redes sociais e retire seu ingresso gratuitamente no Sympla.

Serviço

  • O Que? Abertura da exposição “Alavantu”

  • Quando? Sexta-feira, 21 de junho de 2024, às 18h.

  • Onde? Galeria Margem Hub – Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova, Natal.

  • Quanto? Gratuito (ingressos pelo Sympla).

  • Visitação: Até o final de julho de 2024.

 

Sobre a Margem Hub

Fundada em 2018, sob a coordenação da produtora Paula Lima e do fotógrafo João Oliveira, a Margem Hub assume como missão a divulgação e promoção da fotografia e da arte contemporânea emergente do nordeste brasileiro. Possui espaços destinados à exposição e comercialização de obras selecionadas rigorosamente pelo corpo curador. Também promove feiras, festivais, workshops, exibições audiovisuais e lançamento de publicações.

 

Contato

Whatsapp: (84) 99461-9766

Email: margem.hub@gmail.com

Endereço: Rua da Sheelita, 59, Lagoa Nova, Natal.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *