Infância de medos e encantos na caatinga é retratada em livro

Joana Maria Dantas

PIX: 007.486.114-04

Colabore com o jornalismo independente

Nesta sexta (29), a professora aposentada do Departamento de Educação da UFRN, Joana Maria Dantas, 85 anos, lança o livro de memórias “Na aridez da caatinga brotavam sonhos, ternuras, medos…”. O lançamento ocorrerá às 19h, na Biblioteca Câmara Cascudo.

Com português irretocável, vocabulário extremamente rico, clareza de ideias ímpar e sensibilidade poética, Joana relata fatos de sua infância nas fazendas Barra Nova (São Tomé) e Belo Monte (São Paulo do Potengi).

Em sua obra, a autora nos proporciona grande encantamento quando descreve a paisagem do semiárido nordestino com tamanha riqueza de detalhes. O Rio Potengi e córregos afluentes, bem como a vegetação da região servem de palco para muitas aventuras, devaneios, elucubrações e curiosidade.

Tudo narrado de forma vívida, sob a ótica de uma menina inteligente, criativa, sonhadora, medrosa e questionadora, que teve a sua infância marcada pela alegria dos anos nos quais as chuvas abundantes propiciavam fartura, onde ela poeticamente fala de todo o processo de preparar o solo, plantar e colher; e por outro lado, a tristeza dos anos de seca, quando nada se produzia.

Outro aspecto que chama a atenção no livro é relacionado às pessoas que marcaram a vida de Joana Dantas na infância: familiares, amigos e moradores das fazendas.

A capa e as ilustrações são de autoria do artista plástico Pedro Pereira e foram idealizadas especialmente para a obra, retratando as paisagens da caatinga e o espetáculo de luzes e cores do céu. O livro é publicado pelo selo Trairy, da Editora CJA, que completa 10 anos de atividade no dia 1º de agosto.

Aos que nasceram ou, de alguma forma, viveram “no meio do mato”, esse livro vai proporcionar uma agradável e emocionante “viagem de volta” às suas origens. E, àqueles que não tiveram contato com a vida no campo, será uma oportunidade de conhecer um “outro mundo”, com seus encantos e mazelas.

Serviço

Lançamento do livro “Na aridez da caatinga brotavam sonhos, ternuras, medos…” de Joana Maria Dantas

Data: 29 de julho de 2022

Horário: 19h

Local: Biblioteca Estadual Câmara Cascudo (R. Potengi, 535, Petrópolis, Natal/RN)

Contato Editora CJA: (84) 99953-5466

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *