Acabou de sair o videoclipe da cantora e compositora Maria Fxntes, com a música ”A Temperatura da Tua Pele” . A obra contou com a parceria da artista visual Guesc e o lançamento é o primeiro de três novidades que Maria irá divulgar ao longo deste mês. O material compõe a sua trilogia ”Solidão e Sal”, cujo intuito é encerrar em grande estilo o ciclo artístico que envolve o seu EP Salmoura, lançado em 2020 pela artista potiguar.
Maria Fxntes atua na cena musical norte-riograndense há mais de 10 anos e já integrou projetos autorais de diferentes estilos e gêneros musicais. No início de 2020, ao lado do produtor musical Dante Augusto e do selo Rizomarte Records, lançou as cinco músicas que compõem Salmoura e foi uma das atrações musicais do Burburinho Festival de Artes.
Logo veio o isolamento social provocado pela pandemia e ao invés de ganhar as ruas com seu novo trabalho, o movimento foi justamente o contrário. Mesmo com a impossibilidade de realizar performances ao vivo e sentir o calor público, Maria conquistou seu espaço e marcou presença no Festival Dosol Session 2020 e foi a grande vencedora do Edital Música Transforma do Som Sem Plugs.
Foto: Guesc
A temática da solidão já estava presente no processo musical que originou o EP Salmoura, especialmente na música ”A temperatura da tua pele”, que possui uma atmosfera sonora densa, bem próxima ao trip hop dos anos noventa. Com a pandemia, o sentimento ganhou novas nuances poéticas para a artista e acabou se transformando em mote para a composição visual do videoclipe, onde a solidão surge tensionada sob a ótica do desejo, através dos contornos e contorções de um corpo que pulsa pelo outro em meio ao claustro de quatro paredes. A oscilação entre cores quentes e frias, o clima intimista e os detalhes de cada movimento, fazem do videoclipe um relato sutil da nossa época.
”A Temperatura da Tua Pele” é o primeiro de três lançamentos que a artista fará nos próximos dias. No dia 22/10 é a vez da videoperformance ”Banho de Sal”, obra em formato multilinguagem, com trilha sonora original e narração poética que se relacionam esteticamente e conceitualmente com a capa de Salmoura. Já no dia 05/11 será lançado uma tiragem de 100 cópias do zine ”Solidão e Sal”, com imagens inéditas dos ensaios fotográficos realizados para a construção da identidade visual do ep e informações adicionais sobre o processo criativo que percorre a obra. Os três trabalhos são fruto da parceria entre Maria Fxntes e Guesc.
Ficha Técnica do Vídeo e Música:
Direção e Performance: Maria Fxntes
Direção de Fotografia: Guesc
Cenografia, Iluminação e Figurino: Guesc e Maria Fxntes
Composição, voz, guitarras e baixo: Maria Fxntes
Produção Musical, Beats, Sintetizadores e Samples: Dante Augusto (Estúdio Seno)
Mixagem: Dante Augusto (Estúdio Seno)
Masterização: Cássio Zambotto
Produção Executiva: Tayó Produções
Assessoria de Comunicação: Rizomarte Records
Patrocínio: Edital Economia Criativa 2021 – Sebrae RN