A Secult Natal/Funcarte saiu na frente e lançou o Mapa Cultural de Natal. E saiu não só à frente das demais capitais brasileiras, mas na minha frente também. Tinha essa ideia em mente há tempos. Procrastinei e a Prefeitura se mexeu para criar esse portal específico para todos os agentes culturais, artistas e produtores.
E eu pretendia cobrar valores módicos. Coisa de R$ 5 mensais por cadastro. Mas agora está aí, disponível, gratuito, desburocratizado e que com certeza vai facilitar a vida de toda a cadeira produtiva da cultura, da economia criativa e quem se interessar por ela.
O endereço é mapacultural.natal.rn.gov.br. A plataforma já está disponível para cadastro. Vale para todas as áreas: artistas, produtores, gestores, entidades culturais, grupos, Companhias e Coletivos. A capital potiguar está entre as pioneiras no lançamento da ferramenta.
O Mapa Cultural segue as orientações do Ministério da Cultura e diretrizes traçadas no Sistema Municipal de Cultura. Trata-se de uma ferramenta digital que visa mapear e promover a diversidade cultural brasileira. Ele reúne informações sobre eventos culturais, espaços culturais, agentes culturais e projetos artísticos.
Sua função principal é democratizar o acesso do público a eventos e espaços culturais, além de fornecer recursos virtuais para agentes culturais divulgarem seus trabalhos.
O Mapa Cultural também pode ser utilizado pela Prefeitura do Natal como ferramenta de gestão cultural, auxiliando na formulação de políticas públicas, consequentemente, na distribuição de recursos financeiros para o setor.
Segundo o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão: “A implementação do projeto aponta um mapeamento cultural próprio, numa plataforma que reúne informações sobre eventos, espaços e projetos culturais ligados à economia criativa, além de editais, chamadas e seleções públicas destinadas ao setor”.
Mapa Cultura de Natal
Aberto para cadastro
Acesse mapacultural.natal.rn.gov.br