Poeta compositor lança livro inspirado em infância praieira

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Você sabe o que são embiras? São fibras vegetais que servem de matéria-prima para cordões, cordeis… Mas serve também de mote para o livro do poeta e compositor natalense Luiz Penha, intitulado ‘O Menino das Embiras’.

o-menino-das-embiras-capaO livro trata do sonho de um menino da vila praieira, de conhecer o mundo. O menino era filho de pescador e vendia embiras para ter acesso a novas tecnologias e mudar o rumo da sua vida.

O livro é prefaciado pelo jornalista Vicente Serejo e já está à venda pelo zap (84) 99142-6968. Na sequência, Luiz também lançou o EP ‘Canções de Amor e Mar’, composto das canções Melancólico Lamento (Luiz Penha), Desencontros (Luiz Penha), Razão de um Ato (Iúri de Andrade/Luiz Penha), e Um Marco chegou na Esquina do Brasil (Luiz Penha).

O livro foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc/Funcarte/Prefeitura de Natal, e o EP Canções de Amor e Mar, pela Lei Aldir Blanc RN, via Fundação José Augusto e Governo do Estado.

Luiz Penha

Luiz Penha assistia desde menino apresentações de artistas locais como os irmãos Galvão (Babal, Galvão Filho, João Galvão) dentre outros. Já aos 7 anos apresentou-se no projeto “Espaço Aberto”, de iniciativa da Prefeitura de Natal, no teatro Jesiel Figueiredo, bairro do Alecrim, à época, com a apresentação musical “Navegando pela Vida”, com músicas de sua autoria e parcerias.

Em 1988, aos 8 anos, ao lado do professor João Bosco Araújo Teixeira, realiza a 1ª Semana de Cultura da praia de Touros/RN. Na oportunidade realiza apresentação musical ao lado de outras atrações como o mamulengueiro Chico Daniel, Pedro Mendes e Bráulio Tavares.

Em 1989 o evento teve sua segunda edição e foi o ano também da criação da Fundação José Porto Filho, da qual fez parte da fundação e diretoria, instituição que reeditou o livro “Emoções Rimadas”, do poeta tourense José Porto Filho.

No ano 2000 participa do CD “Touros – Ivanildo Penha e Convidados”, com participação vocal em várias canções do cancioneiro tourense e três canções de sua autoria: A vida é Isso, Águas de Touros e Natureza Sempre Viva.

Em janeiro de 2017 foi sua a iniciativa de realizar a 1ª Serenata Luar de Touros, com um cortejo pelas ruas da cidade, cantando o cancioneiro tourense.

No ano de 2018 lançou o Cordel Touros (Cultura, Tradição e História), com uma síntese da história e cultura tourense, desde a chegada do Marco de Touros, em 1501.

O autor compôs o hino do município de Rio do Fogo e no ano de 2019 participou do CD Nossa Praia Em… Cantada, do médico e compositor Carlos Penha, seu primo, com o Hino dos Caramujos, em homenagem ao bloco carnavalesco, Os Caramujos, existente na década de 1980, na praia de Touros.

Em novembro de 2019 foi classificado para participação no 2º Concurso de Música de Natal, com a canção Passando a Ponte e na terceira edição, 2020, com a canção Essa é minha Natal.

Sérgio Vilar

Sérgio Vilar

Jornalista com alma de boteco ao som de Belchior

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana