Tem lançamento de livro e debate sobre Luiz Maranhão neste sábado

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O debate “Luiz Maranhão vive: democracia brasileira e desenvolvimento do RN” marca a apresentação, nesta segunda (12), às 9h, do livro “Recortes de Luiz Maranhão: a visão de um jornalista brasileiro nas páginas do Diário de Natal”. O evento ocorrerá em Natal, no auditório da Biblioteca Central Zila Mamede, da UFRN.

A programação constará de mesas de debate e depoimentos sobre a vida profissional, social e política de Luiz Maranhão, contando com a participação de personalidades contemporâneas a ele, bem como estudiosos de sua obra.

Para a abertura do debate, estão previstas as presenças da governadora Fátima Bezerra; do reitor José Daniel Diniz Melo; do ex-Deputado Wober Junior, representando a Fundação Astrojildo Pereira, dentre outros. O debate contará com a moderação do professor João Emanuel Evangelista, da UFRN.

Participam, também, o deputado federal eleito Fernando Mineiro; o ex-deputado e advogado Roberto Furtado; o jornalista e cartunista Claudio de Oliveira; o jornalista e tradutor Danúbio Rodrigues; o diretor do Centro de Documentação e Direitos Humanos, Roberto Monte; o arquiteto Haroldo Maranhão; o professor Alexandre Maranhão, dentre outros nomes. Uma das sessões do debate contará também com depoimentos de amigos e admiradores de Luiz Maranhão.

Luiz Maranhão

Além de uma atuação marcante como jornalista, pautando sempre os assuntos que pontuavam o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, Luiz era professor de Geografia do Atheneu Norte Riograndense, advogado e político, tendo cumprido também mandato de deputado estadual.

Livro

Durante o evento, ocorrerá a apresentação do livro “Recortes de Luiz Maranhão: a visão de um jornalista brasileiro nas páginas do Diário de Natal”, organizado pelos jornalistas Afonso Laurentino Ramos e Francisco Francerle de Souza. A obra resgata dos arquivos do Diário de Natal uma coleção de 100 artigos de Luiz Ignácio Maranhão Filho escritos no ano de 1957.

Um capítulo do livro é dedicado a uma análise de conteúdo sobre a produção jornalística e a militância de Luiz, elaborada pelo professor João Emanoel Evangelista, bem como artigos escritos por personalidades contemporâneas a Luiz que testemunharam sua vida profissional, social e política.

A publicação consta ainda de um glossário com informações pontuais sobre os personagens da época citados por Luiz Maranhão.

Anseio antigo do Projeto Ler, do extinto DN

O leitor do extinto Diário de Natal certamente lembra de cadernos especiais que circulavam dentro de edições periódicas. O Projeto Ler/DN Educação foi responsável pela produção de diversas peças de apoio à educação potiguar, publicadas em forma de fascículos e encartadas nas páginas do jornal.

Dentre elas, destacam-se o “DN Educação”, fascículo de publicação mensal; o “DN Vestibular” (circulação semanal), “Atlas Geográfico do RN”, “Atlas Histórico do RN”, “História de Natal”, “A obra de Câmara Cascudo”, “História das Escolas do RN”, “Museus do RN”, fascículos sobre “Educação Popular” e os “Pioneiros da educação do RN”, dentre outros.

O Projeto Ler chegou a ser contemplado com diversos prêmios e comendas nacionais, como Instituto Ayrton Senna, Jornalista Amigo da Criança, Fundação Roberto Marinho e Comenda Professor Waldson Pinheiro.

Os organizadores do livro, os jornalistas Afonso Laurentino e Francisco Francerle, trabalharam na Diretoria de Projetos Especiais e Projeto Ler/DN Educação do Diário de Natal. O projeto ficou na gaveta, mas não foi esquecido.

Editada pela Fundação Astrojildo Pereira, a publicação busca mostrar que o Brasil e, especialmente, o Nordeste do país vivem realidades e problemáticas semelhantes, apesar de passados 65 anos.

Público-alvo

O livro é destinado ao público em geral, especialmente estudantes de comunicação, ciências sociais, direito e história e também alunos do Ensino Médio, interessados na trajetória política, social e econômica do país.

Um exemplar do livro será disponibilizado a cada participante do evento. Após o evento, o livro poderá ser doado a bibliotecas escolares de Ensino Médio, sendo necessário solicitação oficial dos estabelecimentos de ensino.         

PROGRAMAÇÃO

9h – Boas-vindas/abertura

  • Fátima Bezerra (Governadora do RN)
  • José Daniel Diniz Melo (Reitor da UFRN)
  • Wober Júnior (Fundação Astrojildo Pereira) 
  • Afonso Laurentino Ramos (Jornalista e co-organizador do livro)
  • Francisco Francerle (Jornalista e co-organizador do livro)
  • Haroldo Maranhão (Arquiteto e sobrinho-neto de Luiz Maranhão)

9h30 – Sessão I – A voz da Frente Ampla e do desenvolvimento nacional

  • Moderador: João Emanuel Evangelista (Professor da UFRN) 
  • Alexandre Maranhão (Professor)
  • Cláudio de Oliveira (Jornalista e cartunista)
  • Danúbio Rodrigues (Jornalista)
  • Jurandyr Navarro (Advogado)
  • Roberto Furtado (Advogado)
  • Roberto Monte (Coordenador do CDHMP/DHNet)

10h30 –  Sessão II: Depoimentos de amigos e admiradores de Luiz Maranhão

  • Moderador: José Willington Germano (Professor da UFRN)

11h30 – Encerramento

SERVIÇO

Debate: “Luiz Maranhão vive: democracia brasileira e desenvolvimento do RN”  

Apresentação do livro: “Recortes de Luiz Maranhão: a visão de mundo de um jornalista brasileiro nas páginas do Diário de Natal”

Quando: 12 de dezembro, às 9h

Onde: Auditório da Biblioteca Central da UFRN

Informações: (84) 98721-1202 (whatsapp)

Observações: Entrada gratuita conforme ordem de chegada. Recomendamos o uso de máscara de proteção

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

1 Comment

  • Adriana Amorim

    Obrigada, meu amigo!! Ficou ótimo!!! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidos do mês