O livro “Culinária Selvagem: saberes e receitas de plantas alimentícias não convencionais” (EDUFRN, 2020), organizado por docentes da UFRN, é finalista ao Prêmio Jabuti 2021 na categoria Economia Criativa.
Uma das professoras é Michelle Jacob, que também integra o quadro de pesquisadores/docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). Michelle se junta a Ângela Almeida e Nilson Cintra na organização do livro.
O livro está disponível para download no repositório da UFRN! Para ler basta CLICAR AQUI.
O livro apresenta informações e receitas elaboradas pelo LabNutrir/UFRN, a partir do estudo de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). As PANC são plantas comestíveis, exóticas ou nativas, que geralmente não são facilmente reconhecíveis ou disponíveis para compra pela população em geral.
O trabalho com essas espécies, e refletido neste livro, é fruto das ações desenvolvidas pelo LabNutrir, o qual se concretiza como projeto de horta urbana pedagógica da UFRN. Como primeiro laboratório horta do Brasil em uma instituição de ensino superior, seu objetivo é colaborar com a formação de profissionais do ramo da alimentação, a fim de que possam proporcionar serviços úteis à comunidade.
“E o bom é que você vai encontrar, junto de informações científicas sobre a planta, também sua aplicação na cozinha, pois de nada adianta saber tudo sobre uma espécie se não souber como usá-la”, escreveu Neide Rigo no prefácio da obra.
A jornalista, professora e adepta das plantas alimentícias, Isabel Cristine, recomendou: “Experimentem novos sabores e saberes! Vamos olhar com mais carinho esses “matinhos” que incansavelmente insistem em nascer pelas calçadas, canteiros e quintais. São grandes potências de cura”.