O Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS) é um espaço de produção intelectual dentro da UFRN, que se dedica às pesquisas do período colonial e do Império do Brasil. E para celebrar 10 anos de atividade, nesta quinta (25), às 18h30 no auditório B do CCHLA, será lançado o livro Rio Grande (do Norte): História e Historiografia, composto por vários capítulos resultados das pesquisas realizadas no laboratório, escritas por seus membros.
Temas como o abandono da capitania donatária, resistência indígena, ocupação das terras, importância da câmara municipal, da fazenda real, escravidão africana, Inquisição, visitações paroquiais, política no império, enfim, assuntos relevantes para a história potiguar. Este livro é de interesse não apenas dos historiadores, mas dos amantes da história potiguar.
Também serão lançados outros livros escritos pelos membros do LEHS.
LEHS
O LEHS é composto atualmente por 22 estudantes de graduação, 6 de pós-graduação, 2 em estágio pós-doutoral e 5 professores universitários, o LEHS É coordenado pelos professores do Departamento de História Carmen Alveal e José Evangelista Fagundes.
Os projetos que o LEHS desenvolve estão intimamente ligados à construção de bancos de dados e transcrição de documentos manuscritos, tendo em vista a consulta e disponibilização de informações relativas à história do Brasil com foco no Rio Grande do Norte.