Em suas palavras de acolhimento aos participantes do VII Congresso da Liga Contra o Câncer, realizado no Centro de Convenções de Natal, de 04 a 06 de maio/2023, o Presidente do VII Congresso da Liga, Dr. Ivo Barreto, afirmou: “Formamos equipes para que não tenha um vitorioso, mas todos vitoriosos, porque vestem o conjunto do espírito, harmonia, e dedicação à Liga”. Mesmo com esse apelo para que o sucesso do Congresso fosse creditado a muitos, o médico e um dos pioneiros da oncologia no RN, Presidente Ivo Barreto mereceu e recebeu justíssima homenagem dos integrantes das equipes, no encerramento do Congresso, em face da sua brilhante atuação e empenho, que garantiram o êxito desse magistral evento médico, com ênfase nas áreas humanística e técnico-científica.
O grande médico e gestor Ivo Barreto demonstrou sua emoção diante da espontânea homenagem prestada pelos seus colegas, em destaque, as palavras da sua filha, médica Cristina Rocha. Registramos também a justa homenagem que foi prestada a um dos nomes de relevo na organização e gestão da Liga Contra o Câncer, o grande médico mastologista Maciel Matias, que participou da organização da Arena de Inovação em Saúde. Foi outro momento de muita emoção para o homenageado e para todos os presentes. Alusivo aos seus 50 anos de atuação médica, Dr. Maciel recebeu um quadro, do médico e pintor Francisco Iroshima.
Escrever sobre a Liga Contra o Câncer, torna-se fácil para mim, por minha condição de ex-paciente. Em 2013, submeti-me a uma cirurgia para a retirada da próstata, devido a um tumor do órgão. Dois anos depois, precisei fazer aplicação de radioterapia no local onde se situava a próstata, a fim de completar a cura. Na Liga, recebi 33 seções de radioterapia pélvica, sob os cuidados da Dra. Rosa Maria Naja, como tratamento adicional após a cirurgia da próstata, feita dois anos antes. A Dra. Rosa Maria, que trabalha em tempo integral na Liga Contra o Câncer, reúne, em uma só pessoa, as qualidades máximas da profissão médica: competência, humanismo, atualização contínua, total cuidado com o doente, dedicação à profissão, além de outras virtudes. Aliás, esse elevado padrão profissional, parece permear os diversos setores de atuação da Liga, a começar pelos competentes e dedicados gestores da Instituição.
Na sala de espera, no aguardo da chamada dos seus nomes para fazerem a seção da rádio, havia um clima de descontração, quando os presentes mantinham conversas amenas e alegres, uma espécie de partilha de coragem, de apoios mútuos e de ânimos. No meu primeiro dia da rádio, ao me sentar na sala de espera, um cidadão de pele negra e com cabelos brancos me reconheceu e veio conversar comigo. Era Geraldo, pedreiro, que trabalhou como auxiliar na construção de uma casa minha, 35 anos atrás. Relembramos fatos e pessoas daqueles tempos passados. Foi uma forte emoção reencontrar Geraldo depois de tanto tempo, os dois, agora, com o mesmo diagnóstico, no mesmo lugar e em busca dos mesmos intuitos. A Liga está certa na atenção igual para todos, pois todos são iguais. É bastante relembrar: “Do pó que fomos, ao que haveremos de ser.” Somente os soberbos e os tolos desprezam essa verdade.
O Rio Grande do Norte está de parabéns pelo êxito do VII Congresso da Liga Contra o Câncer, de 04 a 06 de maio/23, um magistral evento médico-científico, de âmbito nacional, realizado por uma também magistral instituição, a Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer.