Inscrições gratuitas para formação em cerâmica por meio de parceria Brasil-Peru

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Em alusão ao Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio, o Estúdio Keramu, sediado em Natal, em colaboração com a oficina-escola peruana Wakamuchaq, promove nos dias 24 e 25 de maio o workshop “O som da Terra”, uma imersão sonora e criativa com a finalidade de ensinar os participantes a produzir ocarinas, instrumentos musicais de cerâmica da tradição andina, com inspiração na biodiversidade potiguar.

O escritório, que ocorrerá em Natal, oferecerá 5 vagas destinadas gratuitamente a pessoas que realizem trabalhos ligados à economia criativa, nas áreas da cultura e educação, em comunidades em situação de vulnerabilidade social. As inscrições podem ser realizadas, por meio do e-mail  es*******************@gm***.com  , até dia 20 de maio.

A iniciativa tem a intenção de promover a formação especializada na arte da cerâmica, a identidade visa estimular a produção local de artesanato com inspiração no patrimônio cultural e natural do Rio Grande do Norte, possibilitando a multiplicação do conhecimento nas comunidades e a geração de renda.

Os demais detalhes no escritório poderão garantir sua vaga por meio da plataforma Sympla, clicando aqui . A programação prevê o aprendizado de técnicas e orientações sobre modelagem escultural em barro; a prática individualizada de modelagem de ocarinas; uma compreensão e escuta atenta da natureza; e a experimentação sonora de peças musicais de cerâmica criadas na formação.

Sob a condução dos ceramistas Maurício Panella e do peruano Taki Runa, os participantes poderão explorar a rica relação entre natureza e arte. O workshop celebra o encontro entre as culturas norte-rio-grandense e andina. Para Maurício Panella, “A ocarina foi escolhida, no mês da mata atlântica, por ser um instrumento único e especial, conhecido por sua capacidade de imitar filhos da natureza, como o canto dos pássaros e o som do vento”, explica o ceramista.

O peruano Taki Runa guiará a criação dos instrumentos musicais de cerâmica e o ceramista criador da escultura Casa Mãe Terra do Parque das Dunas, Maurício Panella, conduzirá os participantes em uma literatura sonora e criativa na natureza combinada à experimentação da ocarina.

Sobre os ceramistas:

Maurício Panella é mestre e doutor em Artes Visuais pela Universidade de Granada, na Espanha. Artista multimídia, ceramista, antropóloga e idealizadora de projetos que conectam arte, natureza e cultura. Com uma atuação voltada para a conservação socioambiental, educação patrimonial e entretenimento de impacto, o ceramista oferece oficinas em Natal e conduz formações itinerantes em todo o Brasil.

Taki Runa é um artista multidisciplinar cuja arte está impregnada das tradições culturais dos povos originários e da estética da antiga arte andina. Condutor de oficinas de ocarina, pesquisa e réplica de instrumentos abandonados de cerâmica do antigo Peru. Participa de cerimônias sonoras ancestrais e ministra escritórios de construção de instrumentos sonoros, ensinando técnicas tradicionais milenares para preservação e difusão de conhecimento. Atualmente, dirige o escritório-escola Wakamuchaq, de arte e filhos da terra, localizado no Vale Sagrado de Cusco, no Peru.

Serviço:

Facilitadores: Maurício Panella e Taki Runa

Data: 24 e 25 de maio, das 9h30 às 17h30

Local: Estúdio Keramu – Rua Doutor Abelardo Calafange, 1947 – Nova Descoberta, Natal – RN

Vagas gratuitas – inscrições pelo e-mail  es*******************@gm***.com  .

Demais participantes – Inscrições via Sympla: O Som da Terra | Natal/RN – Workshop de vivências entre cerâmica, som e natureza em Natal – Sympla

Outras informações: (84) 99682-0034

Instagram: @keramuceramica

Redação

Redação

Obrigado pela visita! O que achou do texto?

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana