O coletivo de cinema negro Mulungu Audiovisual e o Cineclube Mulungu, em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFRN Parnamirim, abrem as inscrições até o dia 31 de agosto, para o curso Cinema brasileiro e relações étnico-raciais.
O curso é a primeira ação formativa do Mulungu Lab, laboratório de formações teóricas e técnicas de cinema pensadas a partir da perspectiva étnico-racial, voltado para contextualizar a história do cinema brasileiro a partir do debate racializado.
Para Anthony Rodrigues, idealizador e tutor da proposta, a formação é importante para “apontar como imagens e narrativas projetadas sobre pessoas negras e indígenas foram determinantes para a criação e reprodução do imaginário racial brasileiro e das relações étnico-raciais no país”.
Serão ofertadas 15 bolsas de estudos no valor de R$400 às pessoas selecionadas para auxiliar no custeio do translado para os 5 encontros presenciais, de caráter imersivo, que ocorrerão aos sábados, entre os meses de setembro e novembro de 2024.
A chamada é exclusiva para pessoas acima de 16 anos, residentes em Parnamirim, que estejam interessadas na temática. Há também reserva de vagas para pessoas autodeclaradas negras (pretas e pardas), quilombolas, ciganas, indígenas, trans (transgêneros e travestis), pessoas com deficiências, pessoas de baixa renda e estudantes do IFRN de Parnamirim.
Para Rosy Nascimento, que também ocupa a função de tutoria do projeto, o Mulungu Lab é “uma oportunidade de repensar o cinema nacional, traçando um olhar específico para os cinemas negros e indígenas produzidos no contexto do Rio Grande do Norte, auxiliando na elaboração de novos repertórios cinematográficos para o público participante da formação”.
As inscrições podem ser realizadas gratuitamente via Google Forms (AQUI) e o regulamento do edital pode ser conferido no link (AQUI).
Serviço:
Inscrições: até 31/08/24 (23h59min)
Vagas: 15
Resultado: 09/09/2024
Contato: mulunguaudiovisual@gmail.com
Redes: Mulungu Audiovisual | Cineclube Mulung