Próximo domingo vai acontecer a oficina “É mandinga, é manha, é malícia” sobre a cultura da Capoeira Angola. A atividade, do grupo Egbé Capoeira Angola, é destinada a todas as idades e começa a partir das 9h até às 17h no Ginásio Miguel Carrilho, no distrito litoral de Pium/Parnamirim. O evento é gratuito para crianças e adolescentes.
A oficina, idealizada por Mieli Mendes e o seu grupo Egbé, oferece aulas de movimentação corporal e musicalidade da Capoeira Angola, além de propor uma roda de conversa sobre a importância e relevância político-social da Capoeira e a força de sua espiritualidade ancestral. A oficina é gratuita para crianças até 10 anos, assim como para adolescentes e jovens residentes na comunidade do Lago Azul, Nísia Floresta e Pium. Para outros grupos, o investimento da atividade é de R$ 50 com almoço vegetariano e R$ 40 sem a refeição.
O objetivo da atividade é promover a valorização da arte e cultura afro-brasileira, acessibilizando o conhecimento sobre a Capoeira – arte reconhecida como Patrimônio Imaterial da UNESCO -, formar nos jovens participantes do projeto, a consciência da solidariedade, da resistência, do orgulho e da valorização do/para/com o povo negro no Brasil, e fortalecer sua memória e seus valores agregados.
Egbé, que na língua yorubá significa comunidade, é um coletivo de Capoeira Angola fundado em 2007 no Rio Grande do Norte. Promovendo estudos, práticas, vivências e a difusão de Capoeira Angola no estado, o grupo se faz presente em ações como oficinas lúdico-educativas, palestras, interferências de sensibilizações em centros comunitários, campanhas educativas acerca de relações étnicos raciais nas escolas, assessoria profissional a pequenos grupos sócioculturais em comunidades quilombolas, aldeias indígenas, comunidades pesqueiras e periferias urbanas na busca da melhoria de qualidade de vida e prevenção de violências institucionalizadas.
Confira abaixo as informações completas da oficina:
Local:cGinásio Miguel Carrilho – na Rota do Sol, bairro de Cotovelo, no distrito litoral de
Pium – Parnamirim/RN.
Dia: 23 de fevereiro de 2025.
Programação:
8:30h Recepção e Café de Boas Vindas.
9h – 11h30 Movimento corporal com Mieli Mendes, Paulinho, Louise e Guiné.
11h40 – 13h Almoço Vegetariano.
13h30 – 15h Aula de Musicalidade com Mieli, Paulinho e Túlio.
15h – 16h Roda de Conversa “O Sagrado ancestral nas culturas de resistência”, com
Babalorixá Adolfo Ramos, de Ogum do Ilé Àṣẹ Ògún Bíọlà.
17h Roda de Capoeira.
As inscrições podem ser feitos no link abaixo ou pessoalmente no evento:
https://forms.gle/rVGKo16Rig1sTde6