Com a chegada da primavera, as flores tomam conta dos canteiros das praças, dos quintais e jardins das casas. E em Natal, a estação mais florida do ano, que se inicia nesta quinta (22), será marcada pelo I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis. O lançamento do evento será sábado (24), às 16h30, na Uninassau, que é parceira do evento. O momento contará com uma breve apresentação do circuito e de como o uso das flores comestíveis tem crescido na gastronomia, além da degustação de flores num brunch florido. Para participar é necessário se inscrever. Mais informações: @ahortaviveiro e pelo whatsapp (84) 99837.6878.
O I Circuito Gastronômico de Flores Comestíveis trará a magia e o encanto das flores para a mesa, ou melhor, para o prato, proporcionando ao público participante uma experiência sensorial muito especial. A programação, que terá a duração de todo período da estação, de 22 de setembro a 21 de dezembro, contará com várias atividades voltadas ao uso de flores na alimentação como: oficinas, workshops intensivos, palestras, lives com profissionais da área da gastronomia e nutrição, degustação de flores, feirinha, doação de mudas, entre outros.
Até o final de setembro a programação continua com atividades gratuitas. No próximo sábado (24), 8h às 12h, será realizada uma Feirinha com Degustação de Flores Comestíveis na Casa Escola, localizada em Candelária. Já na semana que vem, no dia 29, será o momento de assistir a live “Explorando a Magia das Flores” com a experiente florista mexicana, Ana Galena, apresentadora e diretora da Bloom TV, canal de televisão voltado para temáticas florais. E finalizando o mês, no dia 30, a programação contará com a oficina “A Hora do Chá: um convite as novas sensações”, ministrada pela professora-doutora em gastronomia e nutrição, Ana Elizabeth Silva, às 17h, na Uninassau.
“Nosso maior intuito é divulgar, estimular e incentivar o uso e o consumo das flores na alimentação. Toda a programação do circuito – que terá atividades gratuitas e pagas – está sendo pensada e construída para agregar ainda mais técnica e conhecimento para quem já trabalha com gastronomia. Mas o evento também será aberto a todos que tenham interesse em conhecer mais sobre esse mundo das flores comestíveis”, afirma Pollyanne Azevedo, organizadora do circuito e pesquisadora do cultivo de flores comestíveis.
Já para Illana Louise Melo, coordenadora do Curso de Gastronomia da Uninassau, o circuito possibilitará discussões e realização de atividades práticas envolvendo as trilhas de aprendizagem que são foco do Curso de Gastronomia da Uninassau Natal.
“A gastronomia moderna busca o desenvolvimento de novas tendências e experiências gastronômicas, com foco no empreendedorismo e crescimento econômico. Neste sentido, o mercado de flores comestíveis tem sido impulsionado, acrescentando aos preparos não apenas beleza e valor decorativo, mas também sabor, aroma e aspectos nutricionais. O evento permitirá aos nossos alunos engrandecimento pessoal e profissional, trazendo para nossa equipe e alunos um jardim de informação e ideias, além de gerar oportunidades profissionais”, disse Illana.
Para os próximos meses do evento alguns temas que serão abordados na programação estão: a importância das abelhas sem ferrão no cultivo e polinização das flores, nutrientes presentes nas flores, uso das flores nas massas frescas, na produção de chocolates, no cardápio do dia a dia, flores cristalizadas, arranjos florais comestíveis, drinks florais, chás e infusões, entre outros. Todas as receitas preparadas no evento serão organizadas em um livreto e disponibilizadas, de forma gratuita, para download.
Para cheirar, comer e manter uma alimentação equilibrada
Consideradas PANC’s (plantas alimentícias não convencionais) as flores possuem propriedades únicas, complementam pratos tradicionais e transformam o paladar quando consumidas. Grande parte das espécies possui alta quantidade de nutrientes, bem como carotenóides e óleos essenciais, além de baixo teor energético, o que torna seu consumo totalmente indicado para aqueles que buscam uma alimentação equilibrada e saudável.
Em março deste ano, a organizadora do circuito, Pollyane Azevedo, que cultiva diversas variedades de flores comestíveis, lançou o “Do Jardim para a Mesa: Flores Comestíveis – Um Guia Completo para Curiosos e Comedores de Flores”, uma publicação inédita com várias informações como: cuidados na escolha e no consumo, diferenças entre as flores tóxicas e não tóxicas, um catálogo com as flores mais utilizadas, além de dicas para o uso culinário e receitas. O guia é gratuito e está disponível para download pelo link – @ahortaviveiro.
Sobre Ahorta
A Ahorta Viveiro Sensorial e Afetivo é um espaço sensorial e afetivo com um jardim comestível aberto às visitações para todos que quiserem conhecer e provar as flores comestíveis cultivadas no local. Além disso, a empresa também faz a comercialização das flores comestíveis para diversos estabelecimentos gastronômicos, confeitarias e buffets de Natal.
Com uma variedade de mais de 20 flores comestíveis, a empresa familiar, que nasceu em meio à pandemia, tem como propósito difundir e divulgar o uso das flores na alimentação e mostrar que elas são muito mais do que arranjos ornamentais. As visitas ao jardim sensorial podem ser agendadas pelo Instagram @ahortaviveiro e pelo whatsapp – (84) 99837-6878.
I CIRCUITO GASTRONOMICO DE FLORES COMESTIVEIS
Lançamento – 22 de setembro – às 16h30 – Uninassau (Av. Engenheiro Roberto Freire, 1514 – Capim Macio)
Feirinha com Degustação de Flores Comestíveis – 24 de setembro – 8h às 12h – Casa Escola (Rua João Alves Flor, 3711 – Candelária, Natal)
Live “Explorando a Magia das Flores” com a experiente florista mexicana Ana Galena – 29 de setembro (horário e plataforma a definir)
Oficina “A Hora do Chá: um convite as novas sensações” com a professora-doutora em gastronomia e nutrição Ana Elizabeth Silva – 30 de setembro – às 17h – na Uninassau.
Mais informações: @ahortaviveiro e pelo whatsapp (84) 99837.6878.