Aluno da UFRN é selecionado para participar do Projeto Broadway Brasil

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

Concorrendo com pessoas de todo o país, o estudante Eduardo Zayit, do curso de Bacharel em Design e bolsista da Companhia Livre de Teatro Musical, foi um dos 60 selecionados para participar de uma semana de capacitação gratuita, com grandes nomes do teatro musical internacional, e da montagem de um espetáculo do Projeto Broadway Brasil, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de abril, em Fortaleza – CE.

Nascido no interior de Goiás e radicado em Natal há 7 anos, Eduardo veio para a capital potiguar a fim de cursar Direito, na UFRN. Concluiu o curso e resolveu investir em seu sonho de infância: o teatro musical. Mesmo morando longe da capital berço desse gênero artístico, ele tem realizado diversas audições dentro e fora do estado. Entre tantos “nãos”, o resultado do Broadway Brasil foi uma ponta de esperança para continuar sua busca pela sua realização pessoal e artística.

“Eu sinto que finalmente estou num nível melhor que quando comecei. Mesmo sendo um projeto de incentivo a quem está iniciando, é a primeira seleção de teatro musical em que sou aprovado, então esse momento sempre vai ter muita importância pra mim”, comenta o estudante.

Apaixonado por todo tipo de expressão artística, o aluno selecionado, que também é bacharel em Direito pela UFRN, tem investido muito em sua carreira artística e reconhece que o resultado dessa seleção é fruto de seu esforço diário e de sua participação no projeto de extensão ‘Companhia Livre de Teatro Musical – CLTM’, no qual se destacou e obteve o papel principal no espetáculo ‘Marvin: vale a pena acreditar?’, apresentado em 2016.

“É uma satisfação ver que as sementes plantadas dentro da CLTM estão dando frutos e ajudando os alunos a conquistarem espaço no cenário do Teatro Musical”, diz a coordenadora do projeto de extensão Amélia Dias.

Eduardo tem ciência das dificuldades enfrentadas no meio artístico e do privilégio que teve ao ser selecionado, por isso espera voltar de Fortaleza com muito conhecimento e experiência artística para poder transmitir para os seus colegas e integrantes da Cia Livre.

Sobre o projeto BROADWAY BRASIL

Criado em 2013 – por meio da parceria entre o cineasta e produtor Allan Deberton juntamente com o diretor André Gress – o projeto acontece na cidade de Fortaleza (CE, Brasil) e busca incentivar o crescimento profissional de artistas e estudantes das artes de todo o Brasil por meio de capacitação gratuita. Além disso, possui como objetivos específicos:

1) Apresentar o gênero de Teatro Musical para os diversos profissionais e públicos;
2) Promover intercâmbio cultural entre estudantes das artes e artistas nacionais/internacionais;
3) Aperfeiçoar e promover crescimento artístico e profissional ? nas categorias de Teatro, Canto e Dança ? da classe artística do Norte/Nordeste, bem como os demais profissionais e estudantes do Brasil.

Para ampliar a gama de profissionais de diferentes backgrounds e desenvolver um trabalho com intercâmbio cultural de conhecimento, o evento conta com a presença de renomados artistas do mercado de entretenimento.

Desde 2016, o projeto recebe a equipe BROADWAY DREAMS FOUNDATION Inc. (BDF), trazendo toda sua expertise em treinamento de jovens artistas. Fundada há 10 anos nos Estados Unidos, a BDF é um programa de treinamento premium responsável por oferecer grandes oportunidades aos jovens artistas. Seu corpo docente é composto por grandes nomes da indústria do entretenimento – como diretores de elenco, coreógrafos e diretores – dedicados a desenvolver a comunidade artística e teatral. Atualmente, atua também no mercado internacional com workshops realizados no Canadá (2015), Rússia (2016) e Brasil (2016).

Companhia Livre de Teatro Musical (CLTM)

A CLTM é um projeto de extensão desenvolvido desde 2012, na Escola de Música da UFRN, sob a coordenação da Professora Doutora Amélia Martins Dias Santa Rosa. A criação e a montagem de espetáculos musicais são as principais atividades do grupo, que se apresenta em diferentes espaços como escolas, teatros e eventos, representando a Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O grupo é composto por alunos de diversos cursos da UFRN e, também, por interessados da comunidade externa. E trabalha com o processo colaborativo, no qual os integrantes participam ativamente da criação do enredo, das coreografias e dos arranjos musicais que compõem o espetáculo. Desde sua origem, a Companhia já apresentou ao público três musicais: o ‘Toda Forma de Amor’ (2013/2014), resultado da criação coletiva do grupo; o ‘Bye Bye Natal’ (2014), do compositor Danilo Guanais; e ‘Marvin – Vale a pena acreditar?’ (2015/2016), também de criação coletiva.

A CLTM já participou de eventos como a CIENTEC (Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura da UFRN); o Enalic (Encontro Nacional das Licenciaturas); e o Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). E já passou por palcos como o do Centro de Convenções de Natal; os dos IFRNs Cidade Alta e de São Paulo do Potengi; dos Auditórios Onofre Lopes (EMUFRN) e Otto de Brito Guerra (Reitoria do Campus Central da UFRN); e do Teatro Lima Penante em João Pessoa – PB.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana