Ele dedicava o seu tempo a perambular pelas ruas, com o intuito de observar o que acontece ao seu redor, de captar algo de mais duradouro no cenário urbano. Essa figura se desloca a pé e sem pressa, como requer um processo bem executado de análise e registro da vida cotidiana. Tal indivíduo atende pelo nome de flâneur. Personagem emblemático da modernidade, que inspira poetas, escritores e fotógrafos.
Esse foi o mote para o artista visual Max Pereira desenvolver o projeto Inventário da Queda, contemplado na Chamada Pública 2023 “Circuito Cultural Ribeira – Território Criativo”, O projeto consiste em uma oficina de fotografia com celular, gratuita, que será realizada entre os dias 14 a 17 de setembro. Os encontros serão realizados de presencialmente e de forma remota, permitindo a participação do público geral. O ponto alto dessa experiência será a projeção fotográfica que acontecerá no bairro da Ribeira durante o Circuito.
Durante a oficina, os participantes serão convidados a desvendar os segredos e histórias do bairro histórico de Natal, conhecido como Ribeira, através do olhar do flâneur.
“Caminharemos pelas ruas, conectando-nos com o passado, presente e futuro desses espaços tão carregados de significado. A minha ideia é refletir sobre a efemeridade e transformação constante dos cenários urbanos, através de compartilhamentos e reflexões. Juntos, moldaremos essa narrativa visual e exploraremos as conexões entre as imagens capturadas e o bairro”, explica Max.
As inscrições para a oficina esgotaram rapidamente, logo nas primeiras horas de sua divulgação. A rápida procura e o entusiasmo dos participantes mostram claramente o grande interesse do público pela fotografia e a nossa Ribeira.
Projeto Inventário da Queda
Período: 14/09 a 17/09
Mais informações: Max Pereira (84) 98758-9059
1 Comment
[…] A fotografia de rua invade a Ribeira – Papo Cultura — Weiterlesen papocultura.com.br/fotografia-de-rua-invade-ribeira/ […]