“Falves Silva e a Pipa”, “Moacy Cirne na Praia da Pipa” e “Inácio Magalhães de Sena e a Pipa” são três breves depoimentos que gravei em 2009, em ocasião do FLIPA, o primeiro festival literário organizado por Dácio Galvão na Pipa.
O flipAut! iria nascer só no ano seguinte e, naquela época, a gente atuava na Pipa como ECA13, espaço cultural alternativo.
Na tarde do último dia do festival, conversando com Abimael Silva, pintou a ideia e assim gravei primeiro Falves e depois Sêo Inácio, com uma pequena câmera fotográfica e os braços firmemente apoiados no espaldar da cadeira, como tripé. Cada um falando um pouco da “sua Pipa”.
Na manhã seguinte, acordei cedo e corri pra frente do hotel onde estava hospedado Moacy Cirne, para gravar também um depoimento dele sobre a Pipa.
Moacy estava pronto a sair de carona para Caicó com um conhecido, mas como tínhamos marcado no dia anterior, ele pediu pro dono do carro atrasar a saída uma meia hora e fomos gravar na varanda de um bar fechado, lá na frente.
Eu tinha ido com uma filmadora um pouco melhor que a outra. Moacy, inspirado, falou não só da Pipa, mas também do Seridó e do Bloomsday em Natal. Ventou muito, choveu forte e quase perdi a gravação por causa do barulho de fundo, mas acabei conseguindo salvar todo o depoimento de Moacy, afinal.