O documentário “Vamembolá”, que explora a vida e obra do icônico embolador de coco potiguar Chico Antônio, foi selecionado no importante Festival Internacional do Documentário Musical (IN Edit-Brasil), que nesta 17ª edição, ocorrerá nesta e na próxima semana em cinemas de São Paulo. Dirigido por Lucila Meirelles e Cid Campos, o filme chega ao Sudeste como uma importante contribuição para a preservação e divulgação da cultura popular do Rio Grande do Norte.
Em 1929, o escritor modernista Mário de Andrade conheceu Chico Antônio, que vivia no Engenho Bom Jardim (RN), o que resultou no livro O Turista Aprendiz. Por meio de imagens de arquivo, Vamembolá apresenta depoimentos do próprio Chico, falando sobre seu encontro com o escritor e traz remixes contemporâneos de suas emboladas, além de outros depoimentos de artistas, amigos e familiares.
O doc Vamoembolá se junta a mais de 60 títulos vindos de várias partes do mundo selecionados pelo Festival, retratando diferentes épocas, gêneros musicais e experiências de vida. Além das exibições, o IN-EDIT BRASIL oferece também debates, encontros, shows e festas, em uma programação paralela que convida o público a ver e viver a música de diferentes formas.
O filme de Chico Antônio será exibido nesta sexta no SPCine Paulo Emílio, às 15h. No sábado será no Cine Bijou, às 21h. Domingo, no SPCine Ceus, às 13h e no CFCCT, às 16h. Na outra sexta, dia 20, será exibido na Cinemateca Brasileira, às 15h. Vamoembolá foi lançado oficialmente no Teatro Alberto Maranhão, em julho do ano passado. Teve patrocínio da Prefeitura de Natal e do Governo do Estado, com produção da Bobox Produções e Casa de Zoé, e co-produção do Armazém Mídia Artes. O documentário também contou com o apoio da TV Universitária e do Museu do Vaqueiro.