Juntas somos mais fortes: o lema do movimento feminista contemporâneo poderia ser usado para definir “Absurdistan”, filme escolhido para a Sessão Cine Café deste mês. A produção alemã, de 2008, foi escolhida no mês em que o mundo lembra a data de luta por igualdade entre homens e mulheres, o 8 de março. A sessão acontece na próxima quinta-feira (29), às 19h.
Lançado há exatamente dez anos, “Absurdistan” permanece atual. Na alegoria que se passa num país imaginário, um casal de namorados sonha com o “e foram felizes para sempre” enquanto a aldeia em que vivem sofre com a escassez de água. Revoltadas com a inércia masculina, as mulheres do povoado resolvem fazer uma greve de sexo para obrigar seus parceiros a trabalhar na construção de um aqueduto que signifique uma solução definitiva para o problema.
A greve pode ameaçar os planos do jovem casal, e nesse contexto entra a união que fortalece. “Absurdistan” poderia se chamar Brasil, Argentina ou Estados Unidos. Mas foi dirigido por Veit Helmer, cineasta que nasceu na Alemanha oriental e se mudou para a ocidental duas semanas antes da queda do Muro de Berlim. Queria estudar direção teatral. Depois, foi aluno de Wim Wenders na Academia de Cinema de Munique, e roteirizou “Um Truque de Luz”, do célebre diretor alemão.
A sessão Cine Café acontece este mês excepcionalmente na quinta-feira (29), em função do feriado da Semana Santa. A entrada é uma taxa de manutenção – não obrigatória – de R$ 5.
Serviço:
O quê? Exibição do longa “Absurdistan” na sessão Cine Café
Onde? Nalva Melo Salão Café (Rua Duque de Caxias, 110, Ribeira)
Quando? 29 de março (quinta-feira), 19h
Quanto? R$ 5 (taxa de manutenção)