Filme sobre bairro de Mãe Luíza é selecionado em dois festivais internacionais

MÃE LUIZA ACESSÍVEL

PIX: 007.486.114-01

Colabore com o jornalismo independente

O documentário MÃE LUÍZA ACESSÍVEL – MELHORIAS HABITACIONAIS PARA INCLUSÃO, dirigido pela arquiteta e cineasta Jayne Pereira foi recentemente selecionado em dois festivais internacionais de cinema com enfoque em arquitetura e urbanismo.

O filme aborda a trajetória do projeto Mãe Luiza Acessível, vencedor dos editais de assistência técnica para habitação de interesse social (ATHIS) pelos Conselhos de Arquitetura e Urbanismo –  CAU/RN e CAU/BR. Ele apresenta o nascimento do projeto, os principais agentes envolvidos e o processo de desenvolvimento das ações, da seleção dos beneficiários à finalização das obras de melhoria habitacional e adequação à acessibilidade.

Alicerçado num olhar panorâmico e ao mesmo tempo sensível à realidade do bairro, o minidocumentário faz uma imersão na comunidade a partir das dificuldades vivenciadas pelos moradores e os desafios enfrentados na construção de uma cidade mais inclusiva, no fortalecimento da cidadania e no direito à moradia digna.

CINEMA URBANA

O Cinema Urbana é uma mostra internacional de cinema de arquitetura que acontece anualmente em Brasília desde 2018. São exibidos filmes documentais, experimentais, de animação e de ficção, nos quais a arquitetura e as cidades são sempre protagonistas. O Cinema Urbana, na sua quarta edição em 2022, terá mostras, homenagens, competitiva de filmes e debates.

O documentário será exibido no seminário: Cinema em Campo: audiovisual como método de investigação científica. Mais detalhes sobre a mostra estão disponíveis no site: https://www.cinemaurbana.com/  e na página do Instagram @cinema_urbana.

FESTIVAL INTERNACIONAL DE ARQUITETURA E FILMES URBANOS DE ISTAMBUL

O festival sem fins lucrativos é realizado pela Câmara de Arquitetos de Istambul e busca incentivar novas produções focadas no campo da arquitetura e urbanismo, bem como apresentar ao público filmes aclamados nesse campo. Dentro do festival é organizado um concurso internacional de prêmios, do qual o documentário está entre os finalistas.

O festival recebeu 725 inscrições de 86 países, dentre eles 31 são documentários e 5 animações. Na lista de finalistas apenas dois filmes de origem brasileira foram selecionados, dentre eles a produção potiguar. A exibição ocorrerá nos dias 3 a 7 de outubro. Mais informações estão disponíveis no site: https://www.archfilmfest.org/film-festival/

O PROJETO – MÃE LUIZA ACESSÍVEL

O projeto foi idealizado pelos arquitetos Nilberto Gomes e Alessio Dionisi, e conta com uma equipe de arquitetos, engenheiros, estudantes universitários e foi viabilizado com parceria do Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição de Mãe Luiza em Natal (CSPNSC). Em 2021 foram realizadas melhorias habitacionais em 10 residências, e atualmente o projeto segue em curso para promover reformas para mais 20 famílias do bairro.

“É o reconhecimento do esforço pra tornar a assistência técnica para habitação de interesse social uma política pública, assim como o SUS, pra ver se a gente consegue reduzir um pouco essas desigualdades”, comenta o coordenador do projeto Nilberto Gomes.

Redação

Redação

Obrigado pela visita!

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais lidas da semana