Dirigido por Aristeu Araújo e Carlos Segundo, “Meu Amigo Satanás” integra a seleção de uma das principais vitrines cinematográficas da América Latina
O curta-metragem Meu Amigo Satanás, produzido pela produtora potiguar Casa da Praia Filmes em coprodução com Mariana Hardi e 3Luzes, foi selecionado para a Première Brasil de Curtas no Festival do Rio 2025, uma das mais prestigiadas vitrines do audiovisual brasileiro. A obra é uma adaptação do conto homônimo do escritor Pablo Capistrano e terá sua estreia mundial no evento que reúne os principais lançamentos do cinema contemporâneo. Confira os horários das sessões aqui.
Filmado em Natal, Meu Amigo Satanás é dirigido pelo potiguar Aristeu Araújo, em co-direção com Carlos Segundo, e reforça a vitalidade da cena audiovisual potiguar. A produção reúne talentos locais, com destaque para as atuações de Quemuel Costa como o protagonista Jonas, Thasio Igor, Erhi Araújo e Theo Vaz, além da participação dos MCs Frizzy MC e Nanduzz.
O filme conta a história de Jonas, que trabalha em uma rede de fast food. Ao lado de sua casa, o barulho de uma igreja evangélica perturba seu descanso. Certo dia, após sair do trabalho, ele encontra no lixo uma criatura. A obra é baseada num conto de Pablo Capistrano que integra o livro “Os Corvos Chegaram para Jantar”.
À frente da direção está Aristeu Araújo, cineasta potiguar com trajetória que atravessa o teatro, a literatura e o audiovisual. Autor de 12 curtas-metragens — entre eles Quando as Coisas se Desmancham (2019) e Naquela Noite Ele Sonhou com um Mar Azul (2010) —, dirige atualmente em Natal, o filme A Ponte, seu primeiro longa-metragem.
O projeto conta ainda com a co-direção de Carlos Segundo, nome de destaque no cinema brasileiro contemporâneo. Diretor, fotógrafo, roteirista e montador, é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. Entre seus reconhecimentos, estão o Pardino d’oro no Festival de Locarno, a shortlist do César francês com Big Bang (2022), além de ter sido indicado à Palma de Ouro em Cannes e à shortlist do Oscar com Sideral (2021).
SERVIÇO
Estreia Meu Amigo Satanás no Festival do Rio
(Ficção,14min58s, 2025)
Sinopse: Jonas é atendente de uma rede de fast food. Ao lado de sua casa, o barulho de uma igreja evangélica perturba seu descanso. Certo dia, após sair do trabalho, ele encontra no lixo uma criatura.
Terça, 7 de outubro
21h45 — Estação NET Gávea 4
21h45 — Estação NET Gávea 5
Quarta, 8 de outubro
16h30 — Cine Odeon – CCLSR
Quinta, 9 de outubro
18h45 — Cinesystem Belas Artes 5
Mais informações em @casadapraiafilmes no Instagram.
